GERALPARÁ

Em 2026, Pará registra 24h com zero ocorrência de homicídios

Segundo levantamento da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Pará, neste sábado (17), não registrou homicídios em todo o Estado. Os dados foram divulgados pela SIAC neste domingo, 18. O levantamento aponta, ainda, uma redução de 64% neste índice no 17 primeiros dias de 2026 em relação ao ano de 2018.

De acordo com o Relatório Diário de Criminalidade (RDC), produzido pela SIAC, em todos os 144 municípios paraenses não houve registro de homicídios dolosos, aqueles com intenção de matar, no dia 17. É uma redução de 100% se comparado com o mesmo dia dos anos de 2025, 2024, 2023 e 2018, todos com seis registros cada.

O secretário de Segurança Publica e Defesa Social, Ed-lin Anselmo, enfatiza que a segurança pública se faz presente garantindo a proteção da população. “No dia de ontem, nós tivemos algo que já aconteceu algumas vezes mas não é muito comum: até o momento, não há qualquer registro dessa tipificação de crime no sábado. Então é o momento de parabenizar nossas equipes que estão na rua e nas corporações pelo trabalho que vem exercendo”, ressalta.

Primeiros dias de 2026 – Nos 17 primeiros dias de 2026, o Pará alcançou outra grande vitória. De 1º a 17 de janeiro o Estado alcançou uma redução de 15% nos homicídios em comparação a 2025, e de 64% de redução em relação a 2018. Em 2026, foram 79 homicídios dolosos e no ano anterior, no mesmo período, foram 93. Já em 2018, no mesmo recorte, foram 217 registros.

Os resultados obtidos pelo Estado reforça a integração das forças de segurança em todas Regiões de Integração, protegendo vidas e fortalecendo a paz social em todo o Pará, pontua o secretário.

“A diminuição expressiva dos índices de homicídio é o reflexo direto de um planejamento estratégico que coloca o cidadão no centro de nossas ações. Estamos reforçando a presença do Estado onde ele é mais necessário, transformando a insegurança em confiança e a ameaça em tranquilidade. Continuaremos firmes neste caminho: proteger cada vida e fortalecer a paz social em todo o Pará é a nossa missão inegociável”, finaliza.

No ano passado, o Estado efetuou o maior ciclo de investimentos da história na área, aplicando mais de R$ 85 milhões em tecnologia, infraestrutura, novas unidades policiais, viaturas, lanchas rápidas e blindadas, e em um novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel. Também foi instalada mais uma Base Fluvial de Segurança Pública – já são três unidades – para reforçar as ações na malha fluvial e ampliar a capacidade operacional no enfrentamento à criminalidade.

Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/01/2026/07:39:57

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.