
A BBC News Brasil divulgou uma série de fotos e detalhes sobre a rotina do ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão, com base em relatório da Polícia Federal cuja divulgação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As imagens e descrições mostram o dia a dia de Bolsonaro no chamado “Papudinha”, unidade do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde ele cumpre pena de 27 anos por crimes contra a democracia.
Segundo o documento pericial levantado por Moraes, Bolsonaro acorda pontualmente às 5h, mas permanece deitado até cerca de 8h, quando finalmente se levanta para tomar café da manhã e tomar banho. O relato dos médicos da PF mostra que ele prefere pão com manteiga e achocolatado pela manhã e rejeita verduras e legumes no almoço — composto basicamente por arroz, feijão, proteína e salada leve — e que, à noite, a refeição costuma ser caldo ou sopa, com lanches adicionais como biscoitos e bolos trazidos pela família entre as refeições principais.
As fotos tornam palpável um cotidiano que mistura rotina prisional e cuidados de saúde: há imagens do quarto onde Bolsonaro dorme, equipado com barra de apoio para evitar quedas após episódios recentes de desequilíbrio, e de uma pequena área externa privativa. A PF recomendou melhorias de segurança, como botões de pânico e grades de apoio nos corredores e boxes de banho, considerando o risco de novas quedas.
O relatório pericial revela que o ex-presidente convive com comorbidades como hipertensão, apneia do sono grave, obesidade, aterosclerose e aderências intra-abdominais, mas que, no momento, essas condições não exigem internação em hospital penitenciário. Ele também utiliza um aparelho de CPAP para apneia, que teria melhorado a qualidade do sono em cerca de 80% segundo relato dele.
No cotidiano dentro da Papudinha, Bolsonaro passa parte das tardes assistindo a programas esportivos na TV e conversando com o policial de plantão responsável por sua guarda. Há ainda imagens da área comum da unidade — com pista de caminhada e campo de futebol — acessíveis aos presos, e registros também da copa com filtro de água e geladeira, mostrando aspectos práticos da vida ali.
Apesar das obras em andamento na unidade, Bolsonaro teria dito aos peritos que não se incomoda com os ruídos — que antes o incomodavam na superintendência da PF — e que a Papudinha oferece mais espaço para circulação, o que ele entende como uma melhoria em relação à localização anterior.
O relatório também traça um panorama do estado emocional do ex-presidente: ele expressou preocupação com familiares como a esposa e a filha, recebe visitas de um pastor, não apresenta sinais clínicos de depressão e não faz acompanhamento psiquiátrico regular, segundo os peritos.
A divulgação de fotos e detalhes da rotina de Bolsonaro na prisão reacende o interesse sobre a execução da pena de um dos personagens mais polarizadores da história recente do Brasil, e oferece ao público uma visão concreta do cotidiano dele atrás das grades, com um olhar minucioso da PF sobre saúde, alimentação e hábitos diários dentro de um regime prisional de segurança.
Fonte: Diário do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/02/2026/11:32:50
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

