Expectativa é de que 461 voos domésticos e internacionais sejam operados entre os dias 13 e 18 de fevereiro no maior terminal aeroportuário da região Norte
Sob gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Belém está de cara nova, elevando de forma significativa a qualidade da experiência dos viajantes, além de oferecer mais conforto e conveniência a todos os que utilizam seus espaços.
Após as obras de ampliação e modernização realizadas no ano passado, a expectativa é de que o maior terminal aeroportuário da região Norte receba fluxo intenso durante as festividades de Carnaval, com mais de 57 mil passageiros e 461 voos domésticos e internacionais previstos entre os dias 13 e 18 de fevereiro.
A estimativa representa crescimentos de 8% no fluxo de clientes e de 4% no volume de frequências da aviação comercial em comparação ao período do mesmo feriado prolongado em 2025, quando 52,8 mil viajantes foram atendidos, entre embarques, desembarques e conexões nos 443 voos realizados para destinos nacionais e no exterior.
Com infraestrutura mais qualificada, o Aeroporto Júlio Cézar Ribeiro (Val-de-Cans) também ganhou reforço em suas rotas nacionais e para o exterior, com destaque para os novos voos das companhias GOL e Avianca, respectivamente, paraMiami (EUA) e Bogotá (Colômbia). Com as novas adições, o número de assentos do empreendimento para voos internacionais durante o feriado de Carnaval cresceu 31%, quando em comparação ao mesmo período da festividade no ano passado, ocorrida de 28 de fevereiro a 5 de março.
Na visão de Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, as diversas melhorias implementadas pela concessionária nos últimos meses contribuem significativamente para tornar o equipamento mais atrativo para novas opções de voos, além de elevar a qualidade da experiência de quem utiliza o terminal aeroportuário.
“Além dos legados proporcionados pela COP30 na cidade de Belém, que está ainda mais preparada para receber turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, temos a honra de ter participado dessa transformação no padrão de qualidade e excelência do Aeroporto Internacional de Belém. O terminal está mais preparado do que nunca para receber, com conforto, agilidade e segurança, um número ainda maior de passageiros nos próximos meses e anos”, avalia.
NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM
Com investimentos próprios da ordem de R$ 450 milhões, a Norte da Amazônia Airports concluiu, no segundo semestre de 2025, as intervenções da Fase 1-B do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Belém – cerca de um ano antes do prazo inicialmente previsto, após tratativas com o Governo Federal e ANAC.
Desta forma, além de saltar a capacidade de atendimento do empreendimento de 7,7 milhões para cerca de 13 milhões de passageiros por ano, os espaços oferecem mais conforto, conveniência e segurança, com nova climatização, novos conjuntos de sanitário e mobiliário mais moderno e funcional, além da ampliação de 40% das áreas comerciais, permitindo a chegada de marcas como Fran’s Café, Living Heineken, Kopenhagen, Cairu, Rokkon, W Premium Lounge, dentre outras.
O processo de modernização também abrange a área de operações, com melhorias que incluem novo pátio de aeronaves, requalificação das pistas e taxiways, modernização do balizamento e da sinalização, além da implantação e atualização de sistemas de auxílio à navegação, elevando o nível de segurança e eficiência das operações.
OPERAÇÕES
Atualmente, o Aeroporto Internacional de Belém – Val-de-Cans atende voos regulares para os seguintes destinos:
Sudeste e Centro Oeste:
● Brasília (DF)
● Belo Horizonte (MG)
● Rio de Janeiro (RJ)
● São Paulo (SP)
● Campinas (SP)
Nordeste:
● Recife (PE)
● Fortaleza (CE)
● São Luiz (MA)
Norte:
● Manaus (AM)
● Macapá (AP)
● Santarém (PA)
● Altamira (PA)
● Monte Dourado (PA)
● Porto de Moz (PA)
● Carajás (PA)
● Marabá (PA)
● Breves (PA)
● Paragominas (PA)
● Tucuruí (PA)
● Salinópolis (PA)
Internacionais:
● Bogotá (Colômbia)
● Paramaribo (Suriname)
● Caiena (Guiana Francesa)
● Fort Lauderdale (EUA)
● Miami (EUA)
● Lisboa (Portugal)
Sobre a Norte da Amazônia Airports (NOA)
A Norte da Amazônia Airports (NOA), uma empresa marcada pelo DNA de liderança e eficiência da Dix Empreendimentos e da Socicam, é responsável pela operação dos aeroportos internacionais de Belém-PA e de Macapá-AP.
Fonte: MOV Comunicação Integrada e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/02/2026/16:23:51
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

