GERALTECNOLOGIA e CIÊNCIA

Roblox, Discord e YouTube passam a verificar idade

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

Plataformas digitais passaram a acelerar a adoção de mecanismos de verificação de idade em meio à crescente pressão por mais proteção a crianças e adolescentes no ambiente online. Entre as medidas anunciadas, estão a exigência de selfies, documentos oficiais ou outros meios capazes de confirmar a faixa etária dos usuários antes do acesso a conteúdos sensíveis.

O anúncio mais recente veio do Discord, aplicativo popular entre gamers. A empresa informou que, a partir de março, usuários poderão ser submetidos à verificação de idade sempre que tentarem alterar configurações de segurança ou acessar conteúdos classificados como sensíveis em canais e servidores da plataforma.

Outras gigantes da tecnologia também avançaram nesse sentido. Em janeiro, YouTube e OpenAI, responsável pelo ChatGPT, anunciaram a implementação de sistemas baseados em inteligência artificial para estimar a idade dos usuários e aplicar proteções adicionais em escala global. O TikTok iniciou processo semelhante, embora, por enquanto, restrito à Europa.

No setor de jogos, o Roblox passou a exigir verificação de idade para liberar o uso do chat. A decisão provocou reações dentro da própria plataforma, com protestos virtuais e mensagens irônicas que rapidamente se transformaram em memes.

Fonte: Repórter MT e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/02/2026/13:08:36

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.