Com o olhar voltado para o cosmos, o jovem Andreilson Leite da Silva, de 17 anos, está elevando o nome do sudeste paraense à elite da ciência jovem nacional. Aluno da Escola Estadual de Ensino Médio “Anísio Teixeira”, em Marabá, Andreilson garantiu sua classificação para a fase presencial da seletiva Internacional de Astronomia, que ocorrerá em Barra do Piraí (RJ), entre os dias 9 e 12 de março.
O estudante obteve nota 8 na 28ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), destacando-se entre milhares de competidores. Agora, ele integra o seleto grupo de 150 brasileiros que disputam cinco vagas para a 19ª International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA), agendada para acontecer em Hanói, capital do Vietnã. Caso fique entre o 6º e o 10º lugar, ele se credencia para a etapa latino-americana (OLAA).
Trajetória de Superação e Foguetes de Água
A paixão de Andreilson pelos astros não é recente. Desde o Ensino Fundamental, incentivado por professores de Física, ele já colecionava medalhas:
• Bronze na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG);
• Prata em três edições consecutivas da OBA.
“A escola pública tem um papel importante na minha formação. O material didático e o incentivo dos professores despertaram meu interesse”, afirma o estudante, que agora se divide entre o sonho de cursar Medicina ou seguir carreira na Astronomia.
Para o professor de Física, Cláudio Bertolino, o sucesso de Andreilson rompe barreiras geográficas. “É gratificante ver um aluno do interior chegar tão longe. Trabalhamos a ciência de forma prática, com lançamentos de foguetes, para atraí-los para o lado da pesquisa”, explicou.
Anísio Teixeira: Celeiro de Notas Altas em Marabá
A conquista de Andreilson reforça o protagonismo da Escola Anísio Teixeira, que vem consolidando-se como referência de ensino no Pará. Os números recentes da instituição impressionam:
• Enem 2024: Maior resultado do estado, com 85 alunos com nota acima de 900 na redação e 150 acima de 800.
• Enem 2025: Manteve o alto desempenho com 35 notas acima de 900 e 103 acima de 800 pontos.
• Ideb: A unidade alcançou a marca de 4,9, superando metas regionais.
Reconhecimento Estadual
O secretário de Educação, Ricardo Sefer, e o secretário regional de Governo, João Chamon Neto, parabenizaram o estudante e destacaram que o resultado é fruto de investimentos em educação de qualidade no sudeste paraense. “Isso reflete o talento de nossos estudantes que, quando recebem oportunidade, ultrapassam fronteiras e competem em alto nível”, destacou Sefer.
Fonte: Agência Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/02/2026/14:19:07
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

