GERALPARÁ

Pará entra em alerta laranja para temporais e ventos fortes, alerta Inmet

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

O Pará está entre os estados que receberam alerta laranja de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso indica a possibilidade de temporais com acumulados de até 100 mm por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 km/h e 100 km/h, elevando o risco de alagamentos, quedas de árvores e transtornos à população.

Além do Pará, o alerta também vale para Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A recomendação é que os moradores fiquem atentos às condições climáticas e sigam as orientações dos órgãos de segurança.

Enquanto isso, o Inmet manteve o alerta vermelho de onda de calor para a região Sul do país. Emitido na última segunda-feira (2), o aviso segue válido para municípios de partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde as temperaturas devem permanecer 5 °C acima da média por mais de cinco dias. Cerca de 500 municípios podem ser afetados pelo fenômeno.

O órgão também emitiu, nesta sexta-feira (6), um alerta de acumulado de chuvas para o Estado do Rio de Janeiro e para o nordeste de São Paulo, com previsão de volumes superiores a 100 mm/dia, o que representa alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Em situações de chuva intensa, o Inmet orienta que a população desligue aparelhos eletrônicos da tomada e o quadro geral de energia. Em caso de inundação, a recomendação é buscar abrigo em local seguro e proteger os pertences, preferencialmente envolvidos em sacos plásticos.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Fonte: O liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/02/2026/08:11:10

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.