GERALPARÁSAÚDE

Conselheira denuncia divergência em aparelho de endoscopia durante vistoria em unidade de saúde em Medicilândia (PA)

Equipamento apresentado pela Secretaria de Saúde não corresponde ao patrimônio registrado em nota fiscal; caso foi levado à Polícia Civil e ao Ministério Público.

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

Considerando o papel do Conselho Municipal de Saúde no monitoramento e na fiscalização da política de saúde municipal em Medicilândia, no sudoeste do Pará, bem como a necessidade de garantir transparência e acesso da população aos serviços e equipamentos públicos, uma conselheira municipal de saúde, representante do SINDSAÚDE (segmento trabalhador), relatou uma possível irregularidade envolvendo um aparelho de endoscopia digestiva.

Segundo a conselheira, foi protocolada solicitação formal ao presidente do Conselho Municipal de Saúde para esclarecimentos sobre a localização do equipamento, após surgirem informações de que o aparelho — patrimônio público — estaria desaparecido.

Na reunião do Conselho realizada nesta quarta-feira, 29 de janeiro de 2026, o secretário municipal de Saúde informou aos conselheiros presentes que o aparelho encontrava-se na sala de endoscopia da unidade de saúde. Diante da declaração, os conselheiros decidiram realizar vistoria imediata no local.

Durante a inspeção, no entanto, foi constatado que o equipamento apresentado não correspondia ao aparelho descrito na nota fiscal registrada como patrimônio público do município. A divergência foi percebida de forma imediata pelos conselheiros que participaram da vistoria.

Diante da situação, parte dos conselheiros decidiu registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e também levar o caso ao Ministério Público, para que os fatos sejam apurados e as responsabilidades devidamente esclarecidas.

O Conselho Municipal de Saúde reforça que a fiscalização dos bens públicos e a transparência na gestão da saúde são fundamentais para garantir o direito da população a um atendimento digno e eficiente.

Fonte: Plantão 24horas News com informações @Rota90news  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/01/2026/12:45:38

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.