
Considerando o papel do Conselho Municipal de Saúde no monitoramento e na fiscalização da política de saúde municipal em Medicilândia, no sudoeste do Pará, bem como a necessidade de garantir transparência e acesso da população aos serviços e equipamentos públicos, uma conselheira municipal de saúde, representante do SINDSAÚDE (segmento trabalhador), relatou uma possível irregularidade envolvendo um aparelho de endoscopia digestiva.
Segundo a conselheira, foi protocolada solicitação formal ao presidente do Conselho Municipal de Saúde para esclarecimentos sobre a localização do equipamento, após surgirem informações de que o aparelho — patrimônio público — estaria desaparecido.
Na reunião do Conselho realizada nesta quarta-feira, 29 de janeiro de 2026, o secretário municipal de Saúde informou aos conselheiros presentes que o aparelho encontrava-se na sala de endoscopia da unidade de saúde. Diante da declaração, os conselheiros decidiram realizar vistoria imediata no local.
Durante a inspeção, no entanto, foi constatado que o equipamento apresentado não correspondia ao aparelho descrito na nota fiscal registrada como patrimônio público do município. A divergência foi percebida de forma imediata pelos conselheiros que participaram da vistoria.
Diante da situação, parte dos conselheiros decidiu registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e também levar o caso ao Ministério Público, para que os fatos sejam apurados e as responsabilidades devidamente esclarecidas.
O Conselho Municipal de Saúde reforça que a fiscalização dos bens públicos e a transparência na gestão da saúde são fundamentais para garantir o direito da população a um atendimento digno e eficiente.
Fonte: Plantão 24horas News com informações @Rota90news e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/01/2026/12:45:38
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

