GERALPARÁ

Detran-PA abre cadastro para instrutores de trânsito autônomos; confira as regras

Interessados devem comparecer ao Detran para apresentar requerimento de cadastro.

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) iniciou, nesta quarta-feira (28), o cadastro de instrutores de trânsito autônomos interessados em ministrar aulas práticas de direção veicular a candidatos à primeira habilitação.

As regras para a atuação desses profissionais estão previstas na Portaria nº 323/2026, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com a medida, candidatos à primeira habilitação poderão escolher se desejam realizar a formação prática por meio de autoescolas ou com instrutores autônomos. A iniciativa segue a Resolução nº 1.020, de dezembro de 2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e integra as etapas de implementação do programa federal CNH do Brasil.

Requisitos para o cadastro

Para atuar como instrutor de trânsito autônomo, é necessário:

  • Ter, no mínimo, 21 anos de idade;

  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há pelo menos dois anos, na categoria em que pretende atuar;

  • Não estar com penalidade de suspensão ou cassação do direito de dirigir;

  • Não ter cometido infrações gravíssimas nos 12 meses anteriores ao pedido.

Como realizar o cadastro

Os interessados devem comparecer ao Detran para apresentar:

  • Requerimento de cadastro;

  • Cópia da CNH;

  • Diploma ou certificado de conclusão do ensino médio;

  • Certificado de conclusão do curso específico de capacitação para instrutores de trânsito, conforme as normas do Contran;

  • Outros documentos exigidos pelo órgão.

O cadastro terá validade de 12 meses.

Após a validação, os instrutores deverão registrar as aulas ministradas na plataforma da CNH Brasil, em sistema informatizado disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O Detran informou que irá fiscalizar o exercício da atividade e poderá adotar medidas administrativas em caso de descumprimento das normas estabelecidas.

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 28/01/2026/16:13:13

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.