Cena de “briga” entre Lobos-guará em estrada viraliza; veja vídeo
Uma cena rara da fauna brasileira foi registrada na noite da última sexta-feira (19) em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Dois lobos-guará foram flagrados em aparente disputa territorial na Estrada de Santa Bárbara, por volta das 22h40.
O registro foi feito por uma família que trafegava pela via e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. Nas imagens, os dois animais aparecem próximos um do outro em comportamento que chamou a atenção pela intensidade da interação.
Segundo Gabrielle Caroline Martins, que estava no veículo com o marido e o filho, um dos animais surgiu primeiro na estrada e, pouco depois, o segundo apareceu.
“Eles estavam na pista e, quando se aproximaram, pareciam estar brigando. Foi uma cena impressionante”, relatou.
Apesar de viver na região, onde a presença de animais silvestres é relativamente comum devido às áreas de mata preservada, Gabrielle afirmou que nunca havia presenciado uma situação semelhante.
Especialistas analisaram as imagens e apontam que o comportamento observado é compatível com uma disputa territorial. De acordo com o biólogo Davi Nunes Veloso, os lobos-guará costumam defender seus territórios e podem reagir de forma agressiva diante da presença de rivais.
“Aparenta ser uma briga mesmo. Esses animais não toleram a presença de desafiantes em seu domínio”, explicou.
O especialista também destacou que os dois indivíduos registrados no vídeo provavelmente são machos adultos, já que confrontos desse tipo são comuns entre animais da mesma espécie disputando espaço.
Além do aspecto comportamental, o caso chama atenção para os desafios enfrentados pela fauna silvestre. A redução das áreas naturais e a expansão das atividades humanas têm diminuído os habitats disponíveis, aumentando os encontros entre animais e também os conflitos territoriais.
Entre as principais ameaças ao lobo-guará estão a fragmentação do habitat, atropelamentos em rodovias, redução da oferta de alimentos e o avanço urbano sobre áreas naturais.
Considerado o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará não costuma representar perigo para seres humanos. No entanto, especialistas orientam que, ao avistar um animal silvestre, as pessoas mantenham distância, evitem qualquer tentativa de aproximação ou alimentação e comuniquem o fato aos órgãos ambientais quando necessário.
Veja o vídeo:
Fonte: DOL Publicado Por: Jornal Folha do Progresso 22/06/2026/15:40:50
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

