O Ministério Público Federal (MPF) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizam na sexta-feira (13), audiência pública para promover diálogo sobre o estágio do procedimento de identificação e delimitação da Terra Indígena (TI) Munduruku e Apiaká localizada na região do Planalto de Santarém, oeste do Pará. O evento será no auditório do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), na avenida Mendonça Furtado, bairro Liberdade.
O objetivo do evento é promover um debate qualificado com a sociedade civil, órgãos estatais e entidades públicas, com o intuito de, a partir de manifestações sociais, análises e debates, reunir informações, subsídios e contribuições relevantes ao processo demarcatório e encaminhamento de ações pelo MPF.
As informações e contribuições que foram colhidas durante o evento poderão subsidiar a elaboração do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) e instruir o processo administrativo da Funai sobre o tema.
Programação
Os trabalhos serão divididos em dois turnos:
- Manhã (8h30 às 12h30) – Composição da mesa; apresentação do Termo de Conciliação Judicial e da legislação pertinente; exposição sobre o estágio atual dos estudos técnicos de identificação e delimitação da TI; e compartilhamento de informações fundiárias disponíveis.
- Tarde (13h30 às 16h30) – Abertura de espaço para questionamentos dos participantes e apresentação de informações adicionais consideradas pertinentes.
Como participar
A audiência é aberta a toda a sociedade. Os interessados poderão manifestar-se oralmente ou por escrito. Para as manifestações orais, é necessário realizar inscrição prévia por meio de uma das seguintes modalidades:
- Via e-mail: enviar mensagem para prpa-prmsantarem-gab1@mpf.mp.br com o assunto “Inscrição em Audiência Pública”, até às 19h do desta quarta-feira (11).
- Presencialmente: em formulário próprio disponibilizado no local da audiência.
As manifestações por escrito também podem ser enviadas para o mesmo endereço de e-mail dentro do prazo estipulado ou entregues durante o evento.
Ao final da audiência, a coordenação apresentará uma avaliação geral das contribuições e os encaminhamentos pertinentes. Uma ata circunstanciada será lavrada no prazo de 15 dias após o evento e juntada aos autos dos procedimentos administrativos.
Serviço:
- O quê: Audiência Pública Conjunta (MPF e Funai) para promoção do diálogo sobre o estágio do procedimento de identificação e delimitação da Terra Indígena Munduruku e Apiaká do Planalto Santareno.
- Quando: 13 de fevereiro de 2026.
- Horário: Manhã: 8h30 às 12h30 / Tarde: 13h30 às 16h30.
- Onde: Auditório do Ministério Público do Estado do Pará, localizado na avenida Mendonça Furtado, 3991, bairro Liberdade, Santarém (PA).
Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/02/2026/13:13:18
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

