EDUCAÇÃOGERALTECNOLOGIA e CIÊNCIA

Meninas e mulheres já lideram 50% dos projetos de ciência e inovação na rede estadual do Pará

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, Seduc celebra o avanço feminino na robótica e tecnologia, com destaque para premiações nacionais e centros de inovação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) celebra, nesta quarta-feira (11), o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, destacando o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado para ampliar a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia e inovação na rede pública estadual de ensino.

Atualmente, a Seduc desenvolve 150 projetos educacionais em andamento, que envolvem salas de informática, clubes de robótica, projetos de iniciação científica e ações do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb). Desse total, 50% contam com o protagonismo de meninas e mulheres, seja como estudantes ou professoras orientadoras, reforçando o compromisso do Estado com a equidade de gênero e a excelência educacional.

Entre os destaques está o trabalho da professora e técnica Aldelice Dias, integrante da equipe Tamba Tajá Tech, formada por estudantes da rede estadual. Recentemente, a educadora conquistou o Prêmio de Técnico Destaque do Festival Regional Sesi de Robótica First Lego League 2026, reconhecimento que evidencia a qualidade das ações pedagógicas e do incentivo à inovação promovidos pelo governo do Estado.

“Ver meninas liderando projetos de robótica e inovação mostra que, quando oferecemos oportunidades e incentivo, elas se tornam protagonistas e transformam a própria realidade”, afirmou a professora Aldelice Dias.

Segundo a coordenadora do Ciseb, professora Cacilene Bandeira, o impacto do centro vai além do ensino técnico. “No Ciseb, temos acompanhado uma transformação que vai além das salas de aula, o protagonismo das nossas estudantes na ciência e na tecnologia. Incentivar meninas na ciência é uma questão de igualdade e de excelência. Nossas equipes mostram que a robótica, a tecnologia e a Inteligência Artificial têm força feminina e identidade nortista, contribuindo para a construção das descobertas do amanhã”, destacou.

A estudante Maria Eduarda, de 15 anos, também ressaltou a importância dos projetos desenvolvidos no centro para a formação científica e cidadã dos alunos. “Aqui no Ciseb desenvolvemos projetos que unem tecnologia, sustentabilidade e impacto social. Um deles foi o Eco Girls 30, um quiz feito com Arduino (plataforma) e materiais recicláveis para informar as pessoas sobre a COP30 em Belém. Também criamos o Arq.el Pavoo, um scanner cerâmico 3D de baixo custo para digitalizar artefatos arqueológicos, ajudando museus com poucos recursos e contribuindo para a preservação da nossa história”, explicou.

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2015, a data tem como objetivo promover o acesso, a igualdade de gênero e o reconhecimento do papel fundamental de mulheres e meninas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), combatendo estereótipos e incentivando carreiras científicas desde a educação básica.
Ao todo, já foram implantados seis Centros de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) no Pará.

Desde a entrega do primeiro centro, em Belém, em 2024, mais de dois mil estudantes e professores já foram capacitados, fortalecendo uma educação pública inovadora, inclusiva e alinhada aos desafios do futuro.

Fonte: Agencia Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/02/2026/13:13:18

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Como Remover Fundos Usando um Removedor de Fundo Grátis

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.