O ambulatório de feridas do Hospital Regional do baixo Amazonas, em Santarém, oeste do Pará, é referência para o tratamento de lesões de média e alta complexidade. Os profissionais do HRBA utilizam técnicas e tecnologias para este serviço, como laserterepaia, ozonioterapia, cobertura com carvão ativado com prata e com alginato com prata e curativos a vácuo.
Em 2025, a unidade realizou 6.546 procedimentos para tratar e curar feridas de pacientes. Uma média de 545 atendimentos por mês. Único a realizar este serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Baixo Amazonas, o HRBA atende usuários com perfis oncológico, vascular, pós-cirúrgico, urológico, entre outros.
O time de tratamento de feridas do HRBA conta com dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem, que atendem pacientes encaminhados de outros setores do hospital para o serviço. Os atendimentos variam desde feridas crônicas até pós-operatórias, retirada de pontos com curativo, feridas oncológicas e continuidade dos curativos pós-internação.
Para o responsável técnico do ambulatório de feridas e especialista em novas tecnologias de coberturas de curativos, laserterapia e ozonioterapia, Domício Farias, é uma responsabilidade grande ofertar um atendimento tão importante para os pacientes da região. O enfermeiro explicou que os resultados só são possíveis graças à dedicação dos profissionais e a busca sempre pela inovação nos tratamentos aplicados.
HRBA como centro de ensino em médio e alta complexidade
“É uma satisfação imensa trabalhar com essa equipe, com profissionais qualificados e que atendem com humanização. Isso faz toda a diferença. Tem que ter força de vontade, dedicação, técnicas e inovação. Nos baseamos em protocolos e tecnologias avançadas, que só ofertamos aqui no Hospital Regional. A palavra é gratidão por fazer parte deste time”, ressaltou.
Pacientes atendidos
Com 15 anos de idade, a estudante Jéssica Vitória de Oliveira venceu uma grande batalha nos últimos meses. Em setembro do ano passado, ela foi picada por uma aranha na região do tronco, quando estava na comunidade de Crepurizão, em Itaituba, sudoeste do Pará. A adolescente voltou para casa em Santarém, oeste paraense, e precisou ser internada até chegar ao HRBA.
No hospital, ela passou quase um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após cirurgia e outros procedimentos. Mas, se recuperou e hoje já está em casa. Desde que estava internada, a paciente era atendida pelos profissionais do time cuidador de pele do HRBA por conta da lesão que se formou na área atingida. Agora, ela visita o ambulatório de feridas três vezes por semana para continuar o tratamento.
“Todos aqui foram atenciosos e cuidaram bem de mim. Eu não queria que tivesse acontecido, mas está bem melhor. Sei que não vai voltar ao que era, mas eu estou viva e isso é o mais importante. Não tenho que reclamar do atendimento que recebi aqui”, afirmou a jovem.
Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/02/2026/15:19:15
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

