GERALMUNDOTECNOLOGIA e CIÊNCIA

França aprova proibição de redes sociais para menores de 15 anos

A França aprovou um projeto de lei que proíbe crianças menores de 15 anos de usar redes sociais. Motivo é a preocupação com bullying.

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

A Assembleia Nacional da França aprovou nesta segunda-feira, 26, um projeto de lei que proíbe crianças menores de 15 anos de usar redes sociais. O motivo é a preocupação com casos de bullying e riscos à saúde mental.

As informações são da Agência Reuters. A votação ficou em 116 a 23 a favor do projeto, que agora segue para o Senado. O presidente do país, Emmanuel Macron, quer que a proibição entre em vigor a tempo do início do próximo ano letivo, em setembro.

Ainda segundo o presidente, a França vai seguir o modelo da Austrália, o primeiro país a vetar as redes socais para menores de 16 anos.

Expansão da proibição

“Com esta lei, estamos estabelecendo um limite claro na sociedade e afirmando que as redes sociais não são inofensivas”, disse a parlamentar Laure Miller ao plenário, durante discussão do projeto de lei.

Nossos filhos estão lendo menos, dormindo menos e se comparando mais uns aos outros”, continuou ela. “Esta é uma batalha pela liberdade de expressão”. A proibição das redes também é estudada em países como Grã-Bretanha, Dinamarca, Espanha e Grécia.

Regras na Austrália

Em dezembro de 2025, a Austrália se tornou o primeiro país a proibir as redes sociais para menores de 16 anos, com bloqueio de plataformas como TikTok, YouTube, Instagram e Facebook.

A nova lei atraiu críticas de grandes empresas de tecnologia e de defensores da liberdade de expressão, mas foi bem recebida por pais e defensores de crianças.

A proibição é observada com atenção por outros países que planejam medidas semelhantes com base na idade, devido a preocupações sobre o impacto das mídias sociais na saúde e na segurança das crianças.

A nova legislação também inicia um experimento que será estudado por parlamentares frustrados com a lentidão do setor de tecnologia para implementar medidas de redução de danos pelo uso excessivo de telas pelo público menor de 16 anos.

Com informações da Agência Reuters e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/01/2026/16:05:11

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.