Na tarde desta sexta-feira (16), a guarnição da Polícia Militar do posto policial do distrito de Miritituba, município de Itaituba, no sudoeste do Pará, foi acionada por moradores após a denúncia de que uma residência localizada na 1ª rua do bairro DNER estaria estocando, de forma irregular, diversos galões e contêineres de combustíveis, entre diesel, gasolina e álcool.
Diante das informações, os policiais se deslocaram até o endereço indicado e constataram o flagrante do crime. No local, foi dada voz de prisão ao proprietário do imóvel, identificado pelas iniciais J. B. C. N, que foi autuado pela Delegacia de Polícia Civil e também pelo órgão municipal de meio ambiente.
O homem foi enquadrado pelos crimes de fraude tributária e crime ambiental, sendo conduzido e apresentado no final da tarde na 19ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
Penas previstas em lei;
• Fraude tributária
Conforme a Lei nº 8.137/1990, o crime contra a ordem tributária pode resultar em pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa, dependendo da conduta e do valor do dano causado aos cofres públicos.
• Crime ambiental (armazenamento irregular de substâncias perigosas)
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a infração pode gerar pena de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa, especialmente quando houver risco à saúde pública ou ao meio ambiente.
O caso segue sob investigação das autoridades competentes
Fonte: Plantã 24 Horas News e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/01/2026/10:03:32
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com