Vinte e seis anos depois de um dos maiores assaltos já registrados no Pará, a Justiça Federal condenou um dos integrantes da quadrilha responsável pelo roubo de 289 quilos de ouro da mineradora Vale. O crime ocorreu em novembro de 1999, no aeroporto da Serra dos Carajás, em Parauapebas, no sudeste do estado.
A sentença, assinada no último dia 22, fixou pena de 10 anos e 11 meses de prisão, em regime inicialmente fechado. O réu foi condenado por roubo qualificado, com aumento de pena pelo uso de arma de fogo, pela atuação em grupo e pela restrição da liberdade das vítimas.
À época, a carga roubada foi avaliada em R$ 4,8 milhões. Com a cotação atual do ouro, o valor chega a cerca de R$ 200 milhões, segundo estimativa apresentada no processo.
O condenado foi localizado em 2023, em Goiânia (GO). Outros integrantes da quadrilha já foram condenados em ações anteriores, enquanto parte dos envolvidos ainda permanece foragida.
O assalto ocorreu no dia 5 de novembro de 1999, quando homens armados e encapuzados abordaram um helicóptero da então Companhia Vale do Rio Doce que transportava o ouro. Durante a ação, vigilantes foram alvos de disparos e os pilotos foram obrigados, sob ameaça, a conduzir a aeronave até uma pista clandestina em São Félix do Xingu, no sul do Pará, onde a carga foi descarregada.
Na decisão, a Justiça apontou que o réu teve participação ativa na logística do crime, incluindo o transporte de armamento e o planejamento do assalto. Da sentença, ainda cabe recurso.
Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 28/01/2026/07:40:21
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

