GERALPARÁ

Prefeitura emite notificação e interdita pontos de açaí em Belém

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) realizou, nesta quinta-feira, 12, mais uma etapa da Operação “Vigilância no Açaí” no Distrito de Outeiro. 

A ação integra o plano de fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos e tem como foco a orientação e regularização sanitária dos pontos artesanais de produção e venda do fruto.

A fiscalização foi organizada a partir do mapeamento feito pelo aplicativo Açaí no Ponto, que permitiu identificar os batedores ativos na região e estruturar o roteiro de visitas nas principais vias do distrito.

Interdição

Durante a operação, foram fiscalizados 12 estabelecimentos eum ponto foi interditado devido a condições estruturais insatisfatórias e falhas graves de higiene. 

Outras 12 notificações foram emitidas para regularização do licenciamento sanitário e 10 termos de intimação foram lavrados para adequações específicas.

Nos demais pontos vistoriados, não foram identificadas irregularidades graves. Os batedores se mostraram receptivos às orientações técnicas repassadas pelas equipes.

A presença da Vigilância Sanitária também foi bem recebida pela comunidade. Durante a ação, consumidores solicitaram que as equipes visitassem outros estabelecimentos da área, demonstrando o interesse por mais segurança na hora de consumir o açaí.

Fiscalização e educação

Segundo o chefe da Divisão da Vigilância Sanitária de Alimentos, Charles Rodrigues, as ações de campo são fundamentais para garantir a presença do órgão fiscalizador nos territórios e ampliar a prevenção em saúde pública.

“Nosso objetivo é apoiar a Casa do Açaí, orientar os batedores, incentivar o licenciamento sanitário e estimular a participação nas capacitações, que são fundamentais para garantir um açaí seguro para a população”, destacou Charles. 

Você pode fazer a inscrição no curso de batedor de açaí da Prefeitura de Belém, de forma gratuita, clicando aqui.

O que é verificado nas inspeções

Durante as fiscalizações, as equipes avaliam critérios essenciais para a segurança alimentar, como:

  • Licenciamento sanitário dos pontos de venda;
  • Condições estruturais dos estabelecimentos;
  • Higienização de ambientes, equipamentos e utensílios;
  • Procedência do fruto;
  • Etapas corretas de lavagem e branqueamento do açaí;
  • Armazenamento adequado;
  • Controle de pragas e vetores;
  • Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs); e
  • Manipulação segura do produto pronto para consumo.

Quando necessário, são adotadas medidas administrativas como orientações técnicas, notificações, autos de infração e interdição cautelar em situações de risco à saúde pública.

Regularização 

A Vigilância Sanitária reforça que estar regularizado é fundamental para proteger a saúde da população e também valorizar o trabalho dos batedores que seguem as boas práticas de manipulação.

Neste período do ano, os cuidados precisam ser intensificados, já que a má higienização do fruto pode favorecer a transmissão de doenças como a Doença de Chagas e outras infecções alimentares.

A Operação Vigilância no Açaí terá continuidade no Distrito de Outeiro e em outras regiões da capital, fortalecendo a educação sanitária, ampliando o número de estabelecimentos regularizados e garantindo mais segurança para quem consome o fruto.

Fonte: Marza Mendonça / Prefeitura de Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/02/2026/14:25:35

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Como Remover Fundos Usando um Removedor de Fundo Grátis

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.