A Prefeitura do Rio interditou um asilo clandestino na Rua Jericó, em Inhoaíba, Zona Oeste, na manhã desta quinta-feira (12). A operação ocorreu após denúncias sobre o funcionamento irregular do local.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), com apoio da Vigilância Sanitária (IVISA-RIO), da Delegacia de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI), além de equipes da Assistência Social e da Saúde.
Irregularidades encontradas
Durante a fiscalização, foi constatado que o imóvel funcionava sem alvará e sem autorização dos órgãos competentes. O local não tinha identificação e operava de forma clandestina.
-
Mais de 150 mil toneladas de resíduos operados em centro de tratamento de Caxias
As equipes também encontraram irregularidades sanitárias, como falta de abastecimento adequado de alimentos e armazenamento de medicamentos sem prescrição médica ou identificação profissional.
Outro problema foi a ausência de equipe técnica. A instituição não contava com médico, técnico de enfermagem ou cuidadores habilitados, o que caracteriza situação de vulnerabilidade dos idosos, embora não tenham sido verificados maus-tratos no momento da ação.
Interdição e balanço
Com as irregularidades confirmadas, a Vigilância Sanitária fará a interdição total do estabelecimento e a autuação do responsável. Segundo a secretaria, desde 2025 já foram resgatados 142 idosos em situação de vulnerabilidade no Rio, além do fechamento de 21 instituições irregulares.
Fonte: Tupi e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/02/2026/17:20:48
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

