O Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou o resultado do Prêmio Mulheres das Águas 2025. Foram escolhidas as vencedoras de 11 categorias, em um total de 306 inscritas, número recorde se comparado às edições anteriores. A cerimônia de premiação está prevista para março deste ano, em data ainda a ser marcada.
A escolha das vencedoras foi feita após uma análise das histórias das participantes, de acordo com o material enviado no momento da inscrição. As inscritas foram avaliadas por uma comissão composta por 42 mulheres, representantes do MPA, de outros Ministérios e de entidades da sociedade civil ligadas à pesca e aquicultura.
O chefe da APSD, Paulo Faria, declarou que o número de inscritas foi um grande desafio. “São 306 lindas histórias que merecem ser contadas em um livro! Parabéns para as ganhadoras e um agradecimento às 42 avaliadoras que tiveram uma difícil missão.”
A presidente da comissão, Ingrid Lopes, da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), agradeceu a participação de todas as candidatas inscritas e informou que os relatos enviados foram analisados com atenção. Segundo ela, em breve serão divulgadas as histórias selecionadas, destacando a relevância das trajetórias apresentadas pelas participantes nos setores pesqueiro e aquícola.
- Pesca Artesanal Marinha – Cristiane Santos Oiticica – Valença – BA
- Pesca Artesanal Continental – Fernanda de Araújo Moraes – Carauari – AM
- Pesca Artesanal Estuarina – Navegante Maria dos Santos Mendonça – Grossos – RN
- Pesca Industrial ou Indústria do Pescado – Eveline Alexandre Paulo – Fortaleza – CE
- Pesca Amadora e Esportiva – Liliane Santos da Silva – Altamira – PA.
- Pesca ou Aquicultura de Ornamentais – Aramar Castro Pinheiro – Barcelos – AM.
- Pesca Artesanal ou Aquicultura Indígena – Ana Paula Lima Reis Paumari – Tapauá – AM.
- Aquicultura Marinha ou Estuarina – Ana Carolina de Barros Guerrelhas – Canguaretama – RN
- Aquicultura Continental – Maria Luiza Barbosa da Silva – Palmas – TO
- Ensino Pesquisa e/ou Extensão – Rita de Cassia Franco Rêgo – Salvador – BA.
- Gestão Pública ou Privada – Elaine Luiza de Jesus – São Cristóvão – SE
Fonte: Gov.br e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/02/2026/16:25:51
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

