GERALPARÁ

Menina de 11 anos morre por Doença de Chagas em Ananindeua

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

A Doença de Chagas voltou a preocupar autoridades de saúde em Ananindeua após a morte de Maria Luiza Rodrigues, de 11 anos, moradora do município. A criança faleceu na última quinta-feira (22), após complicações da infecção, que evoluiu para insuficiência cardíaca, uma das formas mais graves da doença.

Maria Luiza estava internada desde o dia 11 deste mês no Hospital Beneficente Portuguesa, no bairro do Umarizal, em Belém. Exames realizados na unidade confirmaram o diagnóstico. O sepultamento ocorreu em um cemitério particular.

Segundo relatos de familiares, houve consumo de açaí em Ananindeua antes do surgimento dos primeiros sintomas. Um irmão da menina, também criança, permanece internado com diagnóstico confirmado de Doença de Chagas.

Em nota, a Prefeitura de Ananindeua informou que o município já registra 37 casos confirmados da doença, com três mortes. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que acompanha a situação epidemiológica e intensificou ações de fiscalização, prevenção e orientação, com foco em batedores e vendedores de açaí, reforçando as boas práticas de higiene, manipulação e armazenamento do açaí.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que os casos são notificados pelos municípios e atualizados semanalmente. A pasta orienta que pessoas com sintomas procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Procurado, o Hospital Beneficente Portuguesa informou que, por força do sigilo médico, não divulga informações clínicas ou detalhes sobre o óbito, e ressaltou que a paciente recebeu atendimento conforme os protocolos assistenciais.

Fonte: Diário do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/01/2026/10:01:27

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.