GERALPARÁ

Maus-tratos contra animais: porcos, bode, cabra e galinha são resgatados de embarcação em Belém

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal informou que deve registrar o caso na Delegacia Especializada de Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa). Ninguém foi preso.

De acordo com a Prefeitura de Belém, cinco porcos, um bode, uma cabra e uma galinha estavam sem acesso a água e comida, expostos ao sol e mantidos em ambiente sujo, com presença de fezes. Alguns animais estavam debilitados e apresentavam magreza extrema.

  • 🐐 Os caprinos estavam amarrados com cordas curtas, que impediam a locomoção, e apresentavam problemas como inflamação nos cascos e com o tamanho das unhas grandes de forma excessiva, o que dificultava a locomoção.
  • 🐖 Os suínos estavam em local insalubre e a galinha foi encontrada pendurada pelas pernas.

Os animais também dividiam espaço na embarcação com outras cargas, incluindo botijões de gás, considerados materiais explosivos, aumentando a situação de risco.

 

O resgate foi realizado pelo Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Belém, em ação integrada com a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda).

Após a ação, os animais foram encaminhados à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) pelo Serviço de Zoonoses da Prefeitura de Belém, onde receberam atendimento veterinário.

Após os cuidados iniciais, eles deverão ser encaminhados a um sítio localizado no distrito de Outeiro, onde ficarão sob acolhimento e acompanhamento.

Por se tratar de crime ambiental, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal informou que irá registrar ocorrência junto à Delegacia Especializada de Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), que ficará responsável pela investigação do caso.

Fonte: Globo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/02/2026/16:21:28

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.