
A Justiça do Trabalho determinou que a Companhia Docas do Pará (CDP) providencie, no prazo de 48 horas, infraestrutura mínima para caminhoneiros que aguardam carregamento e descarregamento no Porto de Miritituba, em Itaituba. A decisão, em caráter de tutela cautelar de urgência, atende a pedido da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (ABRAVA).
Segundo a ação, os trabalhadores estariam submetidos a condições degradantes, com longos períodos de espera, que podem ultrapassar dias, sem acesso adequado a água potável, alimentação e instalações sanitárias. A entidade também relatou a cobrança de taxas para permanência nos pátios, o que agravaria a situação enfrentada pelos caminhoneiros.
Ao analisar o caso, o juízo da Vara do Trabalho de Itaituba reconheceu a probabilidade do direito e o risco de dano, destacando que a falta de condições mínimas de higiene, segurança e alimentação viola princípios constitucionais, como a dignidade da pessoa humana e a proteção à saúde do trabalhador. Fotos e vídeos anexados ao processo reforçaram as denúncias.
Com a decisão, a CDP deverá assegurar acesso a água potável, fornecimento diário de alimentação, café da manhã, almoço e jantar, e sanitários adequados aos caminhoneiros que aguardam atendimento no porto. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 10 mil, limitada a R$ 50 mil.
Fonte: Itaituba memes e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 02/02/2026/17:27:26
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

