ESPORTEGERALPARÁ

Jovem paraense supera fome e dificuldades para perseguir sonho no fisiculturismo

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

A história de Jimmy Costa, de 19 anos, se confunde com a de muitos jovens do Arquipélago do Marajó: cheia de sonhos, mas marcada por dificuldades e pela falta de oportunidades. Em alguns casos, porém, basta um vídeo nas redes sociais para que uma trajetória ganhe novos capítulos.

Foi exatamente isso que aconteceu com Jimmy, jovem morador de Melgaço, no Marajó. Há pouco mais de dois anos, ele se dedica ao sonho de se tornar atleta profissional de fisiculturismo.

Jimmy foi descoberto pelo influenciador cristão Luiz Felipe, que esteve na cidade durante uma ação missionária. Sensibilizado com a garra e a determinação do jovem e com as condições em que ele vivia ao lado da família, Luiz Felipe gravou um vídeo mostrando a realidade do atleta.

O conteúdo chegou até Eduardo Corrêa, considerado o maior fisiculturista brasileiro da história e pioneiro no cenário internacional. Com nove participações no Mr. Olympia, na categoria 212 lbs, Eduardo foi oito vezes finalista e vice-campeão em 2014. Conhecido como “Super Sliced”, ele atualmente lidera o projeto Casa dos Campeões On The Road, que percorre capitais brasileiras em busca de novos talentos no fisiculturismo e no universo fitness.

Eduardo e sua equipe foram até Melgaço para conhecer de perto a vida e a rotina de Jimmy, que começou a se interessar pelo fisiculturismo aos 16 anos, ao assistir vídeos no celular da mãe. Na cidade, eles se depararam com a realidade difícil vivida pelo jovem, sua mãe e seus irmãos.

Treinar com fome

Durante a visita, Jimmy relatou que, muitas vezes, treinava sem ter o que comer. “Assim, eu acordo de manhã, a gente até toma café, né? É só café com pão mesmo. Às vezes a gente chega perto do meio-dia e tenta fazer alguma coisa pra conseguir algum dinheiro. Quando não consegue, a gente fica sem almoçar. À tarde, às vezes a gente consegue algum dinheiro pra comprar a janta. Às vezes a gente só toma café e janta, ou só toma café e almoça”, contou Jimmy.

Mesmo diante das dificuldades, a força de vontade e o desejo de mudar a realidade da família impediram que o jovem desistisse. “Eu via minha mãe chorando porque, às vezes, ela não tinha o que comer. Chegou uma fase da minha vida que eu disse pra mim mesmo que eu não conseguiria mais ver a minha mãe na situação em que ela estava. Já tive muitas vezes vontade de desistir, mas eu penso na minha família, penso na minha mãe. Eu sei que não posso mais ver ela nas condições em que está”, disse Jimmy a Eduardo.

Seletiva em Belém

Jimmy seguiu para Belém, onde participou, na última quarta-feira (4), da seletiva do projeto Casa dos Campeões, realizada na Estação das Docas.

Centenas de jovens participaram da avaliação de shape, mesmo sob chuva. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade a atletas fora do circuito profissional e criar oportunidades de desenvolvimento no cenário do fisiculturismo nacional. O projeto é liderado pela Max Titanium e já passou por diversas cidades do país.

Entre os presentes em Belém estava o influenciador e fisiculturista Bitelo, que acompanhou as avaliações e interagiu com o público.

Fonte: Portal Debate  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/02/2026/09:46:54

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.