
O avanço de sistemas meteorológicos intensos sobre diferentes regiões do Brasil acende o sinal de alerta para a população. Com a combinação de instabilidade atmosférica e fenômenos de grande escala, os próximos dias exigem atenção redobrada, especialmente em áreas urbanas e regiões costeiras.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível laranja para a ocorrência de tempestades e volumes elevados de chuva em 16 estados brasileiros. O aviso, que representa grau intermediário de perigo, é válido até as 23h59 deste sábado (31).
Entre os estados incluídos no alerta estão Amazonas, Pará, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De acordo com o Inmet, o alerta laranja indica condições meteorológicas adversas, com possibilidade de chuvas intensas em curto período, rajadas de vento e descargas elétricas. A orientação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e evite áreas de risco.
No Sul do país, as áreas mais suscetíveis aos temporais estão concentradas na faixa leste, atingindo cidades como Curitiba, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Pelotas e Caxias do Sul. Já no Centro-Oeste, o alerta alcança regiões como Brasília, Goiânia, Anápolis, Rio Verde e municípios do norte de Mato Grosso.
Na Região Norte, grande parte do Amazonas deve ser impactada, incluindo a capital Manaus, além de áreas de Rondônia como Porto Velho e Ariquemes. No Nordeste, o sul da Bahia aparece como a área mais vulnerável, com risco elevado em municípios como Vitória da Conquista, Porto Seguro e Luís Eduardo Magalhães.
No Sudeste, a atenção se volta para a formação de um ciclone próximo ao litoral, fenômeno que contribui para o aumento significativo das chuvas. São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais devem registrar os maiores acumulados, com volumes que podem ultrapassar 100 milímetros em áreas da Serra da Mantiqueira e mais de 60 milímetros no litoral paulista.
As capitais e regiões metropolitanas, além de grande parte do Espírito Santo e Minas Gerais, também estão sob risco, com exceção das áreas mais ao norte desses estados.
Fonte: Agência Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 31/01/2026/07:36:10
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

