Após uma missão de inspeção da Indonésia, 14 frigoríficos brasileiros foram habilitados para exportar carne bovina ao país. O FriGol de São Félix do Xingu, no Sul do Pará, é um deles. A Indonésia é uma das apostas mais recentes do Brasil, redirecionando parte do volume de carne que deixará de ser exportado à China. O mercado indonésio foi aberto para a proteína nacional em 2019. Em agosto de 2025, houve autorização para carne bovina com osso, miúdos bovinos, produtos cárneos e preparados de carne.
“Nossa unidade de São Félix do Xingu, no Pará, conquistou a habilitação para exportar para a Indonésia. Vale destacar que a companhia já exporta para esse mercado, via planta de Água Azul do Norte, também no Pará, que tem habilitação desde 2023. Com uma população de mais 280 milhões de habitantes, sendo o quarto país mais populoso do mundo, a Indonésia tem grande potencial de desenvolvimento de consumo para a carne bovina brasileira. Por isso, ter duas plantas habilitadas para esse país vem ao encontro da estratégia da FriGol de diversificar mercados, com foco especial no Sudeste Asiático”, diz nota do frigorífico.
Desde que as exportações de carne com osso foram liberadas para a Indonésia, novembro de 2025 teve o maior volume mensal de história, com 14 mil toneladas. Com a habilitação de novos frigoríficos, as projeções são de que 2026 feche com 50 mil ou até 60 mil toneladas a mais. Em todo o ano de 2025, o Brasil exportou 42,931 mil toneladas de carne bovina à Indonésia, com geração de receita de US$ 153,855 milhões, segundo dados do Agrostat, sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.
“As novas habilitações para a Indonésia representam um avanço importante em um ano desafiador, fortalecem a estratégia de diversificação de mercados e ampliam as oportunidades para a carne bovina brasileira em um mercado de grande potencial. O resultado reflete o empenho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na abertura e na consolidação de novos mercados”, comentou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, em nota.
Fonte: Fato Regional e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/02/2026/14:57:13
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

