Federação PSOL-Rede aciona MPF por suposta propaganda eleitoral antecipada de Hanna Ghassan
Federação pede investigação sobre outdoors com suposta promoção pessoal da vice-governadora antes do período permitido pela lei eleitoral.

A Federação PSOL-Rede protocolou uma notícia de fato junto ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando investigação sobre possível prática de propaganda eleitoral extemporânea envolvendo a vice-governadora do Pará, Hanna Ghassan, apontada no documento como pré-candidata ao governo estadual nas eleições de 2026.
De acordo com a representação assinada pela presidente da federação no Pará, Araceli Lemos, foram identificados outdoors espalhados por diversos pontos de Belém com mensagens e elementos visuais que, segundo a denúncia, extrapolariam o caráter institucional e configurariam promoção pessoal com potencial eleitoral de Hanna Ghassan.
Entre os locais citados no documento estão trechos das avenidas Marques de Herval, Boaventura da Silva, Domingos Marreiros, além de vias nos bairros Condor e Nazaré. As imagens teriam sido registradas no dia 21 de janeiro de 2026.

A federação sustenta que o conteúdo dos materiais publicitários utiliza cores, linguagem e composição gráfica associadas à comunicação política, além de destacar a palavra “governadora” em detrimento de “vice”, o que, segundo o texto, poderia induzir o eleitorado à associação da vice-governadora à futura chefia do Executivo estadual.
Ainda conforme a representação, o uso de outdoors, meio de alto impacto visual, reforçaria o caráter de divulgação massiva e incompatível com uma simples homenagem pessoal, como teria sido alegado em justificativas preliminares.

O documento pede que o MPF instaure procedimento investigatório para apurar possível infração à legislação eleitoral, além da adoção de medidas cabíveis caso sejam confirmadas irregularidades.
A federação também solicita acesso às providências adotadas pelo órgão.
Até o momento, não há manifestação pública da vice-governadora Hanna Ghassan sobre o teor da denúncia.
Fonte: Estado do Pará Online e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/01/2026/19:12:26
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com