“Fake news” ou alerta real? Nubank responde a rumores de falência

A liquidação extrajudicial da Will Financeira pelo Banco Central provocou uma onda de especulações nas redes sociais sobre a situação de outros bancos digitais, entre eles o Nubank, que ultrapassou 112 milhões de clientes no último ano. Diante dos boatos, a instituição divulgou comunicado oficial negando qualquer risco de falência ou encerramento das atividades e classificou as mensagens como fake news. “A resposta para todas essas perguntas é não. Somos a maior instituição financeira privada do Brasil em número de clientes e uma das instituições com o menor número de reclamações”, informou o banco, em comunicado oficial, reforçando que segue operando normalmente.
Especialistas destacam que o caso da Will envolve problemas graves de liquidez e gestão, cenário diferente do Nubank, que tem capital aberto e é listado na Bolsa de Nova York, seguindo regras rígidas de governança e transparência. Segundo o educador financeiro Raphael Carneiro, embora nenhum banco esteja livre de riscos, o porte, o controle de risco e o valor de mercado do Nubank indicam um nível de solidez mais elevado.
Um dos principais indicadores de saúde financeira é o Índice de Basileia, que mede a relação entre capital próprio e ativos de risco. No Brasil, o mínimo exigido é de 11%. O Nubank, segundo dados divulgados pela própria instituição, opera acima de 18%, acima do patamar regulatório.
Liquidação da Will Financeira e o Impacto no Mercado Digital
O episódio ganhou força após o Banco Central decretar a liquidação da Will Financeira por problemas graves de liquidez e gestão. Segundo o educador financeiro Raphael Carneiro, a situação da Will é estruturalmente diferente da realidade do Nubank. A financeira chegou a operar sob regime especial de administração temporária, mas não conseguiu se reestruturar, o que levou à liquidação definitiva.
Já o Nubank tem capital aberto e é listado na Bolsa de Nova York, submetendo-se a regras rigorosas de governança, transparência e prestação de contas. Em 2024, a instituição chegou a superar a Petrobras em valor de mercado — um indicativo de porte e robustez, ainda que, como qualquer banco, não esteja imune a riscos. “O Nubank é um banco grande, com governança, controle de risco e valor de mercado elevados. Isso não significa risco zero, mas é um nível de segurança muito superior ao de outras instituições”, explica Raphael Carneiro.
Fonte: Diário do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/02/2026/10:06:17
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

