Um bebê prematuro de apenas cinco dias foi resgatado dentro de um cooler após o naufrágio de uma embarcação na região do Encontro das Águas, em Manaus (AM), na tarde desta sexta-feira (13/2). Ao menos uma pessoa morreu após o acidente.
A mãe da criança, que havia viajado para Manaus para dar à luz, também foi resgatada. Ela retornava para Nova Olinda do Norte, onde mora, após o nascimento do filho, que veio ao mundo com 35 semanas de gestação.
Durante o naufrágio, o bebê foi colocado dentro de um cooler de plástico para protegê-lo, enquanto os passageiros aguardavam socorro. Em vídeo gravado após o resgate, uma mulher que estava no barco relata o desespero dos passageiros e afirma que o cooler ajudou a evitar que o bebê se afogasse.
“Parece que foi Deus. Jogaram ele dentro do cooler e Deus arrastou ele pra perto do barco […] Aqui a mãe, operada, fez uma cesárea. Quase ela morre”, diz a mulher.
A mãe e o recém-nascido foram retirados da água junto com outros ocupantes da embarcação e encaminhados para atendimento médico. O barco de passageiros Lima de Abreu XV, operado pela empresa Lima de Abreu Navegações, fazia o trajeto entre Manaus, Nova Olinda do Norte e Tefé quando ocorreu o acidente.
Sobre o acidente
- Equipes de resgate foram acionadas logo após o naufrágio. As vítimas que conseguiram ser retiradas da água foram levadas para atendimento médico ainda no Porto da Ceasa, na zona sul da capital amazonesne.
- Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas informou que cerca de 25 bombeiros participam da operação, com o apoio de três lanchas e oito viaturas.
- Além dos bombeiros, uma lancha da Polícia Militar e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas para atuar no resgate.
- A ocorrência segue em andamento. Ao término dos trabalhos, novas informações deverão ser divulgadas pelas autoridades.
- Até o momento, a morte confirmada é de uma criança, que não teve a identidade divulgada. Também não há informações oficiais sobre o número total de passageiros.
Veja momento do naufrágio:
O que diz a empresa
Em nota, a Lima de Abreu e Navegações, responsável pela embarcação Lima de Abreu XV, se pronunciou sobre o ocorrido. De acordo com a empresa, a lancha encontrava-se devidamente regular, com documentação válida, inspeções atualizadas e operando em conformidade com as normas da navegação.
“Desde o primeiro momento, foram adotadas todas as providências emergenciais cabíveis. A prioridade absoluta da empresa tem sido prestar integral assistência às vítimas e aos seus familiares, oferecendo todo o suporte necessário neste momento de imensa dor. Reiteramos nosso compromisso com a segurança da navegação, com a transparência e com o respeito à vida. Permanecemos à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários, aguardando a conclusão das investigações técnicas. Neste momento, nos solidarizamos com as famílias e amigos das vítimas”, disse a Lima de Abreu e Navegações.
Fonte: Metrópoles e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/02/2026/17:55:19
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

