Um avião de pequeno porte caiu no Rio Negro, na região da Vila de Paricatuba, nas proximidades da Ponte Jornalista Phelippe Daou, no município de Iranduba, a cerca de 27 quilômetros a sudoeste de Manaus, na manhã deste domingo (4). O piloto e um passageiro ficaram feridos, mas sobreviveram ao acidente.
O momento exato da queda foi registrado em vídeo pelo arquiteto e urbanista Fernando Araújo, que estava em um jet ski e presenciou toda a dinâmica do acidente aéreo. Segundo ele, a aeronave realizava manobras em baixa altitude sobre o rio antes de cair. (Veja vídeo no final da matéria).
“Percebi que o avião estava voando muito baixo. Ele chegou a tocar a água duas vezes. Comecei a filmar no segundo contato e, logo depois, ele tentou uma manobra, mas acabou caindo. Fomos os primeiros a chegar e, graças a Deus, conseguimos prestar socorro ao piloto e ao passageiro, que saíram vivos”, relatou Fernando Araújo, identificado nas redes sociais como @fernando__araujo.
De acordo com o arquiteto, após a queda, a aeronave permaneceu flutuando no Rio Negro. Ao se aproximar, ele percebeu que havia dois homens a bordo. O mais velho aparentava ser o comandante do avião e estava em estado de choque, precisando ser acalmado. O segundo ocupante, mais jovem, conseguiu utilizar o telefone para pedir ajuda.
Fernando e outras pessoas que estavam no local iniciaram o resgate imediatamente, retirando as vítimas da aeronave e conduzindo-as até um ponto seguro, onde uma equipe que acompanhava o grupo também auxiliou nos primeiros atendimentos.
Ainda conforme o relato, apenas uma aeronave estava em voo no momento do acidente. Um segundo avião, que aparece nas imagens com prefixo vermelho, encontrava-se estacionado em um mirante da região e não teve qualquer envolvimento na ocorrência.
O piloto e o passageiro sofreram ferimentos pelo corpo e receberam os primeiros socorros ainda no local. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas, nem sobre a identidade dos envolvidos.
Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que foi acionado para atender a ocorrência e enviou ao local uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma Unidade de Resgate (UR) e cinco militares. Ao chegarem, os bombeiros constataram que as vítimas já haviam sido socorridas por pessoas que estavam na área. Após vistoria, não foram identificados riscos imediatos, e o local foi deixado em segurança.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, até o momento, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) não havia sido notificado oficialmente sobre acidente ou incidente aeronáutico na região e na data mencionadas.
Veja vídeo
Fonte e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/01/2026/15:04:22
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com