BRASILGERAL

Anvisa apreende remédio falso para câncer, lote de Mounjaro e proíbe chip hormonal

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta sexta-feira (20), um pacote de medidas voltadas para o controle de medicamentos de alto custo e grande demanda no Brasil. As ações afetam desde tratamentos oncológicos até remédios usados para diabetes e obesidade, e incluem uma importante proibição sobre a manipulação de implantes hormonais com nesterona em farmácias magistrais em todo o país.

Entre as principais providências, destaca-se a identificação de lotes falsificados de medicamentos amplamente utilizados, como o Mounjaro (tirzepatida), Enhertu e Botox. Além disso, a Anvisa também apreendeu anabolizantes que estavam sendo comercializados sem o devido registro.

Lote falsificado de Mounjaro 

A Anvisa emitiu um alerta sobre a circulação de um lote falsificado do medicamento Mounjaro (tirzepatida), utilizado no tratamento de diabetes tipo 2. A fabricante Eli Lilly do Brasil notificou a agência sobre a presença de unidades do lote D838838 com discrepâncias em relação ao produto original.

De acordo com a Anvisa, as embalagens do lote falsificado apresentavam sinais claros de adulteração, como:

  • Impressão borrada do nome e dos dados de rotulagem;
  • Espaçamento irregular entre o mês e o ano na data de validade.

Como resultado, a Anvisa determinou a apreensão do lote e proibiu o armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação e uso do produto. A medida afeta tanto pessoas físicas quanto jurídicas que possuam o medicamento.

Medicamento oncológico e botox

O medicamento Enhertu (trastuzumabe deruxtecana), utilizado no tratamento de câncer de mama e outros tumores HER2 positivos também  foi suspenso. A fabricante Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica notificou a agência sobre a presença de unidades do lote 416466 com diferenças significativas em relação ao produto original.

Entre as irregularidades detectadas, foram observados:

  • Frascos maiores do que o tamanho habitual;
  • Descascamento na tampa;
  • Tampa metálica pintada de amarelo, substituindo a tampa plástica amarela característica do produto original.

Como resultado, a Anvisa determinou a apreensão imediata e proibiu a comercialização e distribuição desse lote em todo o país, garantindo que medidas sejam tomadas para proteger os pacientes que utilizam o medicamento. Além do Enhertu, também foi identificado um caso de falsificação envolvendo um lote específico de Botox.

Chips hormonais proibidos

A Anvisa emitiu uma nova resolução que proíbe, em todo o território nacional, a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes contendo o hormônio nesterona em farmácias de manipulação. A medida foi formalizada pela Resolução-RE nº 642 e afeta todas as marcas e estabelecimentos que estavam oferecendo esses produtos.

Segundo a agência, foi constatada manipulação irregular de implantes com nesterona, uma substância que, até o momento, não recebeu a devida avaliação nem aprovação para sua eficácia e segurança no uso dessa forma de administração.

A Anvisa determinou, ainda, o recolhimento dos estoques existentes desses implantes, com a finalidade de impedir que continuem a ser comercializados ou distribuídos em farmácias e clínicas.

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/02/2026/14:06:55

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Como Remover Fundos Usando um Removedor de Fundo Grátis

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.