BRASILGERAL

Professora consegue divórcio e oficializa nova união em apenas uma hora

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

Uma hora separou o fim oficial de um casamento do início formal de outra união na vida da professora Leonildes de Cássia Assis de Sousa. Durante a primeira viagem de 2026 do Vagão da Conciliação, projeto itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), ela conseguiu a sentença de divórcio do ex-companheiro, Antônio José de Sousa, e, na sequência, oficializou a união estável com o atual companheiro, Herbete Oliveira. O atendimento ocorreu entre as estações de Alto Alegre do Pindaré e Santa Inês, enquanto o trem da Vale percorria a Estrada de Ferro Carajás, no trajeto entre Açailândia e São Luís.

Leonildes já estava separada de fato desde 2010 e afirmou que, apesar de já haver acordo sobre pensão e outras questões, não tinha conseguido formalizar o divórcio anteriormente. Com o atual companheiro, convive desde 2014. Ela contou que ouviu o anúncio do serviço dentro do trem e decidiu procurar o Vagão da Conciliação por volta das 16h, quando a composição estava em Alto Alegre do Pindaré. Antes das 17h, já em Santa Inês, recebeu a sentença das mãos do coordenador do Nupemec, juiz Rodrigo Nina, acompanhado do presidente do Núcleo, desembargador Nilo Ribeiro Filho.

O ex e o atual companheiros participaram por videochamada para confirmar os termos do acordo. “Uma novidade maravilhosa. Nem tinha planos para isso e aconteceu, mas foi maravilhoso. Já saí com meu divórcio em mãos e já casei de novo, muito bom”, empolgou-se.

Conciliação e atendimento no vagão

Segundo o juiz Rodrigo Nina, situações como essa não são incomuns. “As pessoas, às vezes, vêm focadas na solução de uma questão, mas, durante a conversa com o conciliador, acabam verificando que podem resolver outras pendências. Aproveitam não só o atendimento e realizam mais de uma conciliação, às vezes com a mesma pessoa ou às vezes com pessoas diversas”, explicou.

Ao apresentar o projeto aos passageiros, o desembargador Nilo Ribeiro Filho destaca que a política de conciliação do TJMA prioriza a construção conjunta das soluções. “Essa conciliação é melhor do que a que vem do processo, porque ela não é determinada pelo juiz. Não é o juiz que resolve solucionar daquele, deste ou de outro jeito. E essa solução vem da cabeça dos envolvidos, vem na medida em que os envolvidos entendem como conveniente e necessário”, afirmou.

A viagem também marcou a oficialização da união estável da microempresária Maria do Socorro Barradas e do técnico em eletrônica Edson Martins, casados apenas no religioso há 35 anos. Moradores de Altamira, no Pará, eles decidiram transformar o momento em surpresa para os filhos. “É a realização de um sonho do meu pai, que sempre disse que queria ver todas as filhas casadas, legalmente e no religioso”, revelou Maria do Socorro.

Edson reforçou: “Pra mim é muito importante, porque ela terá todos os direitos que a lei dá. Eu estou do lado dela há 35 anos e a reconheço como uma grande esposa e a mulher que Deus botou na minha vida. Então, pra mim, é especial demais”.

Outras histórias de união no Vagão da Conciliação

Outro casal, o operador de máquinas Josivaldo Costa e a atendente Maria de Fátima Oliveira, também formalizou a união estável após 21 anos juntos. Ela procurou o Vagão discretamente para tirar dúvidas e organizar a surpresa. “É uma coisa que a gente já estava querendo. A gente já estava procurando saber como era que funcionava”, contou Maria de Fátima.

Josivaldo destacou a importância prática do documento: “Já estava planejando também para a gente fazer, porque o documento vai servir para a gente colocar, principalmente ela, nos planos de saúde que a gente tem na empresa”.

Entre os divórcios realizados, está o da estudante Karina de Cássia de Oliveira Lima, separada de fato há anos de Joanes Cardoso Vale. Morando no Pará, ela destacou a objetividade do atendimento: “Eu vim, perguntei e eles me deixaram ciente de que é só o divórcio”.

Como o casal tem três filhos menores de 18 anos, as questões de guarda e pensão deverão ser resolvidas no Tribunal de Justiça do Pará.

O conciliador Gustavo Garcia explicou que, por se tratar de competência territorial, o TJMA pôde homologar apenas o divórcio consensual, restrito aos direitos dos adultos.

Resultados e agendamento

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, a nona viagem do Vagão da Conciliação registrou 114 atendimentos, sendo 20 audiências com 100% de acordos, 76 encaminhamentos e 38 orientações jurídicas. As negociações movimentaram R$ 36.337,80.

O atendimento é realizado por conciliadores capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça, com apoio da equipe da Vale, que também apresenta aos passageiros a história e o funcionamento da Estrada de Ferro Carajás antes das sessões.

O agendamento prévio pode ser feito pelo WhatsApp do Nupemec, no número (98) 2055-2283, ou por formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. Passageiros que comparecem sem marcação também recebem orientação e atendimento, reforçando o caráter acessível e itinerante do projeto.

Fonte: Diário do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/02/2026/11:00:20

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Como Remover Fundos Usando um Removedor de Fundo Grátis

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.