
O professor brasileiro Jarbas Noronha ajudou a proteger 15 alunos durante um tiroteio em massa na Escola Secundária de Tumbler Ridge, no centro-oeste do Canadá. Ao perceber o alerta de confinamento, ele improvisou barricadas com bancadas de metal na oficina onde dava aula e organizou um plano de fuga para o grupo. O ataque deixou nove mortos e ao menos 25 feridos, provocando comoção nacional.
Natural de Monteiro Lobato (SP), Noronha, de 58 anos, vive em Tumbler Ridge desde 2022 e trabalha na escola há cerca de um ano e meio. No momento do ataque, ele lecionava mecânica automotiva. De acordo com o professor, o grupo inicialmente não percebeu os disparos devido ao barulho dos equipamentos da oficina. Após o alarme, ele reuniu os estudantes, bloqueou a porta com bancadas de metal e definiu uma rota de fuga pelas portas da garagem.
O atentado ocorreu na tarde de terça-feira (10), quando a Polícia Real Montada Canadense recebeu um alerta de atirador ativo na escola, que tem cerca de 175 estudantes. Seis pessoas morreram dentro da instituição — uma professora de 39 anos, três alunas de 12 anos e dois alunos de 12 e 13 anos. Outros dois corpos foram encontrados em uma residência próxima.
A autora dos disparos foi identificada como Jesse van Rootselaar, 18 anos, uma mulher transgênero. Segundo a polícia, ela matou a própria mãe e o irmão antes de atacar a escola e, depois, tirou a própria vida. Duas armas foram apreendidas no local — uma arma longa e uma pistola modificada. A polícia informou que já havia atendido ocorrências anteriores envolvendo a suspeita por questões relacionadas à saúde mental.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, decretou luto nacional e determinou que as bandeiras permaneçam a meio-mastro por sete dias. Parte da agenda oficial foi cancelada, incluindo uma viagem à Europa.
Conteúdo Relacionado;
Fonte: O liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/02/2026/14:32:11
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

