Um macaco-aranha apreendido no município de Curuá, no oeste do Pará foi transferido nesta quinta-feira (5) para o zoológico de Santarém, no oeste do estado, após ser encontrado sendo criado ilegalmente em uma residência. O resgate e a destinação do animal contaram com o apoio da Polícia Civil, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Zoológico da Unama (ZooUnama).
De acordo com informações do capitão da PM, Jesus Ferreira, o animal foi apreendido durante uma ação policial que inicialmente tinha outro objetivo. Durante uma busca e apreensão, os agentes localizaram o macaco, que era mantido em cativeiro desde filhote por uma família.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Curuá, Antônio Carlos Lavor, após a apreensão, o animal foi encaminhado aos cuidados do órgão ambiental e, posteriormente, transferido para Santarém, onde aguardava vaga no zoológico há cerca de um mês. O caso já foi encaminhado à Justiça, por se tratar de crime ambiental.
Ainda conforme a Semma, o macaco, que recebeu o nome de Carminha, perdeu grande parte de seus instintos naturais devido ao longo período em que foi criado em ambiente doméstico. O animal, por exemplo, não se alimenta de frutas, que fazem parte de sua dieta natural, e foi condicionado a consumir alimentos inadequados, como café com pão.
“A retirada precoce da natureza compromete muito a readaptação. Quando o animal já está bastante humanizado, a reintegração ao habitat natural se torna extremamente difícil”, explicou o capitão.
A equipe do ZooUnama informou que o animal chegou recentemente ao local e apresenta sinais de estresse. Por esse motivo, foi acionado o protocolo de quarentena, conforme explicou o professor Hipócrates Chalkidis, responsável técnico pelo zoológico.
O objetivo inicial é tentar um processo de readaptação em um espaço controlado e adequado. Caso não seja possível a reintegração à natureza, o animal deverá permanecer sob cuidados permanentes no zoológico.
Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/02/2026/08:32:34
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

