Um piloto de drone agrícola surpreendeu ao usar o equipamento para transporte pessoal dentro de uma fazenda de Tucumã, no sul do Pará.
Um piloto de drone agrícola surpreendeu ao usar o equipamento para transporte pessoal dentro de uma fazenda de Tucumã, no sul do Pará. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que ele levanta voo em um “helicóptero improvisado”.
Conteúdo Relacionado
Pelas imagens, o modelo usado é o drone agrícola T100, avaliado em R$ 300 mil e é usado no mundo agrícola para pulverização, semeadura e elevação. Segundo a empresa que faz a venda no Brasil, a capacidade de elevação é de 100 kg.
A capacidade, porém, não é para transporte de passageiros e a situação não passou despercebida. Segundo o portal Aeroin, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola apresentou uma denúncia formal à Agência Nacional de Aviação Civil.
O objetivo é apurar possíveis infrações e riscos operacionais identificados no vídeo gravado em Tucumã, além de possíveis violações às normas que regem a aviação civil e as operações aeroagrícolas no Brasil.
Conduta irregular
O Sindag espera que os fatos sejam devidamente apurados pela autoridade aeronáutica competente e que, caso sejam confirmadas irregularidades, sejam aplicadas as sanções cabíveis, conforme previsto na legislação vigente.
Em nota, a entidade repudiou a conduta registrada no vídeo, ressaltando que ela expõe riscos à segurança das pessoas e ao meio ambiente, além de confrontar os princípios de responsabilidade, profissionalismo e compromisso com a segurança que norteiam o setor aeroagrícola brasileiro.
Desrespeito
Segundo o sindicato, o comportamento exibido no material também desrespeita o trabalho de milhares de técnicos, agrônomos, gestores, auxiliares e pilotos de drones, helicópteros e aviões que atuam diariamente nas operações aeroagrícolas com rigor técnico.
Esses profissionais, conforme destacou a entidade, contribuem para a construção de uma das maiores, mais reguladas e mais qualificadas aviações agrícolas do mundo.
O Sindag acrescentou que esse tipo de atitude afronta o esforço contínuo de qualificação, aprimoramento técnico e fortalecimento da cultura de segurança desenvolvido ao longo de década em permanente diálogo com autoridades, pesquisadores e a sociedade.
O drone
Em termos de desempenho operacional, o equipamento foi projetado para maximizar a produtividade no campo, dobrando a eficiência em diversas aplicações. O drone conta com um tanque de pulverização de 100 litros, com taxa de fluxo de 40 L/min.
É equipado também com tanque de dispersão de 150 litros, capaz de atingir uma taxa de fluxo de 400 kg/min. A velocidade máxima de operação chega a 20 m/s, o que permite uma cobertura ágil de grandes extensões de terra.
Veja o vídeo:
Fonte: Aeroin e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/02/2026/08:09:47
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

