BRASILGERALSAÚDE

Anvisa amplia uso de Wegovy e Ozempic para reduzir risco de infarto e AVC

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novas indicações terapêuticas para produtos à base de semaglutida já usados no Brasil no tratamento do diabetes mellitus tipo 2. As ampliações visam beneficiar pacientes com risco cardiovascular e doença renal crônica.

No caso do Wegovy, a autorização agora inclui a redução do risco de eventos cardiovasculares adversos graves, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), em adultos com doença cardiovascular estabelecida e obesidade ou sobrepeso.

Dados apresentados no estudo que embasou a indicação mostram que, quando combinado com dieta hipocalórica e aumento da atividade física, o uso da semaglutida diminuiu de forma significativa a ocorrência desses eventos. Estima-se que cerca de 400 mil brasileiros morram todos os anos em decorrência de infarto ou AVC.

Novas Indicações Terapêuticas Aprovadas pela Anvisa

O Ozempic, outro medicamento com o mesmo princípio ativo e fabricado pelo mesmo laboratório, também teve sua indicação ampliada. Além de ser utilizado no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, o medicamento poderá ser empregado no manejo de pacientes com doença renal crônica.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) de 2024, 29% dos pacientes em diálise no Brasil são diabéticos. Estudos apontam que o uso de Ozempic, associado à terapia padrão da doença, reduziu de maneira significativa a progressão da insuficiência renal e as mortes por eventos cardiovasculares adversos graves.

Tezspire recebe nova indicação

Outro medicamento que teve sua indicação ampliada pela Anvisa nesta segunda-feira (2) foi o Tezspire (tezepelumabe).

Originalmente aprovado para o tratamento da asma grave em pacientes a partir de 12 anos, o produto agora também poderá ser usado como tratamento complementar da rinossinusite crônica grave com pólipo nasal em adultos.

A nova indicação é voltada para pacientes cujos tratamentos pré-existentes não foram eficazes ou que apresentam intolerância ou contraindicação a corticosteroides sistêmicos ou cirurgia.

A rinossinusite crônica com pólipos nasais é caracterizada pela inflamação da mucosa dos seios paranasais e pela formação de pólipos nasais, condição que atinge até 4% da população e pode causar obstrução nasal e perda do olfato, impactando de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes.

Fonte: Diário Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/02/2026/13:34:28

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.