Homem usa drone agrícola para voar em fazenda no Pará; vídeo
Hudson Vinicius adaptou equipamento de R$ 300 mil e chamou atenção nas redes sociais.
A mitologia aponta Ícaro como o personagem que colocou em prática pela primeira vez o sonho dos seres humanos de voar, contudo, a realidade acabou esbarrando a um detalhe “técnico” não calculado pelo presidiário do Labirinto de Creta que buscou a liberdade fabricando um par de asas construídas a partir de penas e cera e ao se aproximar do sol as mesmas derreteram. Embora tudo já seja realidade através de aeronaves como helicópteros, balões e aviões há quem continue querendo planar, ainda que de forma ilegal.
Um piloto de drone agrícola no Pará surpreendeu ao usar o próprio equipamento para se transportar de um ponto a outro, em uma fazenda no município de Tucumã, sul do estado. Em um vídeo, que rapidamente circulou nas redes sociais, Hudson Vinicius subiu na estrutura do drone DJI Agras T100, avaliado em cerca de R$ 300 mil, e decolou, gerando reações que variaram entre surpresa, humor e preocupação. Alguns internautas compararam a cena a um “helicóptero improvisado”.
O DJI Agras T100 é um dos drones agrícolas mais robustos disponíveis no mercado atualmente, projetado para operações profissionais em larga escala.
O equipamento combina potência, autonomia e sistemas inteligentes que otimizam aplicações no campo, com capacidade de transportar até 100 kg, o equivalente a 100 litros de líquidos para pulverização ou até 150 litros de fertilizantes e sementes.
Nas redes sociais, internautas reagiram com humor e espanto, mostrando surpresa e brincando com a situação. “Que absurdo e falta de responsabilidade! Onde compro um??????”, dizia um comentário. “Teria medo desse negócio me degolar”, disse outro. “Parece o Bowser na fase final do Mario kkk”, brincou um internauta. “Só não faço igual porque não to cabendo no pote”, completou outro.
Contudo, o vídeo também causou preocupação entre profissionais da área. Especialistas alertam que alterações improvisadas podem comprometer a segurança do operador e de terceiros, além de violar normas técnicas e aeronáuticas.
Alerta de segurança
No Brasil, o uso de drones para transporte de pessoas conhecidos como drones tripulados, eVTOL ou “carros voadores” ainda não é permitido de forma comercial ou recreativa. A legislação atual da ANAC (RBAC-E nº 94) considera drones como aeronaves não tripuladas e proíbe expressamente transportar passageiros, animais ou cargas perigosas.
Profissionais do setor reforçam que qualquer tentativa de adaptar drones agrícolas para transportar pessoas coloca em risco o piloto e terceiros, além de configurar infração legal. A recomendação é utilizar os equipamentos apenas dentro das funções para as quais foram projetados, respeitando sempre os limites de carga e as normas de segurança.
Veja o vídeo:
Fonte e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 02/02/2026/17:49:52
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

