BRASILGERALTECNOLOGIA e CIÊNCIA

Mãe alerta sobre conteúdo adulto em jogo do Roblox

Compartilhe
image_pdfDOWNLOAD EM PDFimage_printIMPRIMIR PUBLICAÇÃO

Os jogos digitais, que deveriam ser espaços de diversão e aprendizado, podem se tornar ambientes de risco quando crianças são expostas a conteúdos inadequados. Plataformas populares, como o Roblox, atraem milhões de jovens, mas também desafiam pais e responsáveis a supervisionar o que seus filhos encontram online.

Uma mãe compartilhou no Instagram um alerta sobre “bailes funks” virtuais no Roblox, nos quais sua filha mencionou fazer “job”, termo associado à prostituição dentro do contexto do jogo.

Ela descobriu que a filha havia convidado uma prima para participar da mesma atividade e decidiu publicar imagens de algumas salas para chamar atenção dos pais. “Tomem cuidado e prestem atenção no que as crianças acessam online”, postou ela.

Nas salas citadas, é possível encontrar avatares dançando, exibindo armas e roupas curtas, acompanhados de músicas com conteúdo adulto. Embora algumas dessas experiências tenham limites de idade, como 5 ou 13 anos, elas ainda promovem uma “adultização precoce” das crianças, expondo-as a comportamentos e situações inadequadas.

Especialistas alertam que essa exposição pode interferir no desenvolvimento saudável, privando as crianças de momentos essenciais de brincadeira, criatividade e aprendizado emocional. A Fundação Abrinq destaca que experiências virtuais de cunho adulto pressionam os pequenos a agir de maneira prematuramente adulta, com prejuízos à saúde psicológica.

O Roblox afirma que possui regras rígidas contra conteúdos ilegais ou inapropriados e utiliza inteligência artificial e moderação humana para revisar experiências na plataforma. A empresa também implementou recentemente restrições nas conversas entre adultos e menores, exigindo autorização dos pais para usuários com menos de 9 anos e limitando conexões a “conexões de confiança” para maiores de 13.

Apesar das medidas, denúncias de simulações de venda de drogas, armas e prostituição surgem com frequência, levantando preocupação sobre a segurança dos menores em ambientes virtuais amplamente usados por crianças e adolescentes, atualmente, 151 milhões de pessoas acessam o Roblox, sendo que um terço delas tem menos de 13 anos.

Fonte: Dol e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 31/01/2026/07:53:16

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.