
Após a confirmação de dois casos do vírus Nipah no estado de Bengala Ocidental, na Índia, diversos países asiáticos decidiram adotar novamente medidas de segurança para evitar a disseminação da doença. Segundo informações divulgadas CNN Brasil, aeroportos na Tailândia, Singapura, Hong Kong, Malásia, Indonésia, Vietnã e Paquistão passaram a exigir o uso de máscaras, reforçando os protocolos sanitários em resposta ao surto. A medida é um reflexo do temor causado pelo histórico de letalidade do vírus, que pode variar de 40% a 75%.
Descoberto em 1999, o vírus Nipah já foi identificado em outras ocasiões na Ásia, mas o recente surto na Índia renovou as preocupações sobre o potencial dele de se espalhar. Até o momento, os casos registrados na Índia resultaram em mortes, o que elevou o alerta entre as autoridades sanitárias regionais. De acordo com a emissora News 18, os dois pacientes diagnosticados com o vírus são profissionais de saúde que começaram a apresentar os primeiros sintomas no final de dezembro de 2025.
Quarentena e rastreamento
Desde que o surto foi identificado, mais de cem pessoas que tiveram contato com os infectados foram colocadas em quarentena, com o objetivo de impedir a propagação do vírus. O Ministério da Saúde da Índia informou que foram rastreados 196 contatos diretos dos pacientes. No entanto, todos os testes realizados até o momento deram negativo para o vírus Nipah e nenhum dos indivíduos monitorados apresentou sintomas da doença.
Embora o risco de uma disseminação maior seja observado com cautela, especialistas apontam que o cenário é controlável. O infectologista Benedito Fonseca, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e consultor da Sociedade Paulista de Infectologia, explicou ao Globo que a transmissão do Nipah entre humanos ocorre por meio do contato direto com secreções de pessoas infectadas.
De acordo com o infectologista, o virús exige um “contato muito íntimo” para que a infecção aconteça. Ainda segundo ele, a probabilidade do vírus Nipah causar uma pandemia global, parecida com a do Covid-19, é “bem baixa”, uma vez que o modo de transmissão dele é limitado e restrito.
Prevenção e medidas sanitárias
A principal forma de transmissão do vírus Nipah é por meio de morcegos do gênero Pteropus, que se alimentam de frutas e podem contaminar os alimentos consumidos pelos seres humanos. Além disso, a transmissão direta entre pessoas também pode ocorrer por meio do contato com secreções, como saliva, urina ou sangue de indivíduos infectados.
Por conta disso, o aumento do uso de máscaras nos aeroportos é uma tentativa de reforçar a proteção e prevenir novos casos em países com tráfego aéreo intenso. As autoridades seguem monitorando de perto a situação, enquanto as medidas preventivas são intensificadas em diversos pontos críticos de contágio.
Fonte: Dol e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/01/2026/09:28:00
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

