
A ação de soltura dos filhotes, ocorrida no dia 17 de janeiro, faz parte do Programa Quelônios do Rio Trombetas (PQT), que já atingiu a marca de 104.923 mil filhotes inseridos no meio ambiente, na última temporada, entre Tartarugas-da-Amazônia, Tracajás e Pitiu. A ação vai além de um ato de conservação ambiental, é um gesto carregado de memória, cuidado e pertencimento.
Para quem acompanha de perto esse processo, cada filhote solto carrega o resultado de meses de trabalho coletivo. O agente ambiental, Manoel Raimundo, que atua diretamente na reserva, destaca que o sucesso da ação reflete a presença constante das equipes e o envolvimento das comunidades. “Esse ano foi muito fantástico. A gente teve um sucesso que quase não esperava, fruto de muito esforço, do apoio que recebemos e do nosso trabalho diário aqui na proteção e preservação do Rio Trombetas. Hoje é um dia muito especial, porque estamos devolvendo à natureza filhotes que cuidamos com dedicação”, afirmou.
Essa conexão com a natureza e, em especial com os quelônios, também faz parte da história de vida dos moradores da região. Aluísio Silverio dos Santos, liderança comunitária do território, relembra que a proteção das tartarugas acompanha sua trajetória desde o nascimento. “Ver isso continuar é pensar nos nossos netos e bisnetos, para que eles possam ver essas tartarugas vivas, fazendo parte da nossa realidade, e não apenas das histórias antigas”, contou.
Décadas de conservação da biodiversidade
O Programa Quelônios do Rio Trombetas (PQT), coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), se consolidou ao longo de mais de quatro décadas justamente por reconhecer o papel central das comunidades na conservação da biodiversidade. Para a coordenadora do ICMBio Núcleo Trombetas, Maria Carolina, a iniciativa faz parte da identidade cultural da região. “As tartarugas estão na origem da própria reserva. Chegar a números tão expressivos de filhotes soltos é uma vitória construída por pessoas que vivem aqui e que dedicam suas vidas à proteção desse território”, ressaltou.
A Mineração Rio do Norte (MRN) é parceira do programa e apoia de forma contínua as ações desenvolvidas no Alto Trombetas e no Lago Erepecu. Para a empresa, a conservação só é possível quando construída em conjunto. “É um programa de imensa importância para a conservação da biodiversidade na Amazônia, desenvolvido em parceria com o ICMBio, as comunidades e diversas instituições. Essa união de esforços gera resultados muito positivos, como os números expressivos de filhotes soltos neste ano”, afirmou a coordenadora do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN, Genilda Martins Cunha.
Ao apoiar iniciativas como o PQT, a MRN reforça seu compromisso com um modelo de desenvolvimento que valoriza pessoas, saberes tradicionais e a preservação da natureza. A cada filhote devolvido ao rio, renova-se também a esperança de que esse cuidado coletivo continue garantindo vida, equilíbrio ambiental e futuro para as próximas gerações da Amazônia.

Fonte: MRN e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/01/2026/08:23:00
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

