GERALPARÁ

Funcionário de associação indígena é alvo de atentado a tiros dentro da Terra Apyterewa, no PA

Um funcionário da Associação Indígena Tato’a, do povo Parakanã, foi alvo de um atentado a tiros na tarde desta quarta-feira (21), dentro da Terra Indígena Apyterewa, no sudeste do Pará. A vítima ficou ferida, mas sobreviveu.

O ataque ocorreu quando o homem, motorista da associação, retornava de uma base de apoio após deixar famílias indígenas de uma comunidade no centro da aldeia.

De acordo com relatos de indígenas locais, o carro foi atingido por cerca de 15 disparos e ficou completamente danificado – veja no vídeo acima.

O funcionário abandonou o veículo no local e conseguiu escapar fugindo pela mata, em direção a uma aldeia, onde buscou ajuda.

Fontes locais indicam que o atentado pode ter sido premeditado, pois indígenas Parakanã já haviam sido ameaçados de um possível ataque armado alguns dias antes.
Funcionário indígena é alvo de atentado a tiros dentro da Terra Apyterewa, no Pará. — Foto: Divulgação/Associação Indígena Tato’a

Após o atentado ao funcionário da Associação Indígena Tato’a, do povo Parakanã, órgãos responsáveis pela proteção do território foram comunicados.

O g1 solicitou posicionamento ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e à Força Nacional de Segurança, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

A Terra Indígena Apyterewa foi alvo de operação de desintrusão do governo federal, mas segue sob ataques de invasores. Em dezembro de 2025, um vaqueiro contratado pelo Ibama foi morto após ser atingido por um tiro durante ação no local.

A TI Apyterewa é uma das áreas mais conflituosas da Amazônia e abriga o povo Parakanã. O território é alvo de invasões há anos e, desde setembro de 2025, é palco de uma das maiores operações integradas de desintrusão já realizadas no país.

Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/01/2026/10:02:45

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o bloqueador de pop-up para abrir o complemento.