Unidade apreendeu mais de 300 kg de drogas e reforça parceria com a comunidade como estratégia central de segurança.
O 18º Batalhão da Polícia Militar (18º BPM) apreendeu 327 kg de drogas ao longo de 2025 em Monte Alegre e Prainha, no oeste do Pará.
O volume colocou a unidade na 4ª posição entre mais de 100 unidades operacionais da Polícia Militar do Pará, conforme dados da Subseção de Avaliação de Resultados da Diretoria Geral de Operações (DGO), considerando o período de 1º de janeiro a 30 de dezembro de 2025.
Segundo a corporação, o resultado é reflexo de ações preventivas e repressivas contínuas, que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Em março deste ano, Monte Alegre foi citada em publicação da Agência Pará como uma das cidades mais seguras e tranquilas do Estado.
A Polícia Militar atribui o desempenho à integração com a comunidade. O comandante do 18º BPM, major Leonardo Dutra, que coordena o policiamento de uma área com cerca de 100 mil moradores, destaca que a cooperação dos cidadãos tem sido determinante no enfrentamento à criminalidade.
Ao comentar o balanço do ano, o comandante contextualizou a importância da transparência e do trabalho preventivo e também ressaltou que as ações preventivas seguem como base do planejamento operacional e que o objetivo é ampliar os resultados em 2026:
“Com orgulho, damos publicidade às ações operacionais do 18º BPM no ano de 2025. Essa divulgação fortalece a parceria com a comunidade, que é o nosso combustível para prover uma segurança pública pautada na qualidade e na excelência. Vale destacar a importância das ações preventivas, que são a base norteadora do nosso trabalho operacional. Que, com esse esforço conjunto, possamos construir um 2026 excepcional, ainda mais seguro para todos”.
O balanço divulgado pela unidade indica que a estratégia de proximidade com os moradores deve continuar como pilar do policiamento, buscando manter os indicadores positivos e a sensação de segurança na região.


Fonte: g1 Santarém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/01/2026/12:57:29
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
- Clique aqui e nos siga no X
- Clica aqui e siga nosso Instagram
- Clique aqui e siga nossa página no Facebook
- Clique aqui e acesse o nosso canal no WhatsApp
- Clique aqui e acesse a comunidade do Jornal Folha do Progresso
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649. “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com