Toffoli libera depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Investigações que envolvem o sistema financeiro costumam tramitar sob forte reserva, mas decisões judiciais podem mudar o rumo da transparência em casos de grande impacto. No Supremo Tribunal Federal (STF), o inquérito sobre o Banco Master ganhou um novo capítulo com a ampliação do acesso às informações colhidas pelas autoridades.
O ministro Dias Toffoli, do STF, determinou nesta quinta-feira (29) a retirada do sigilo dos depoimentos prestados pelo banqueiro Daniel Vorcaro e pelo ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, no inquérito que investiga irregularidades envolvendo o Banco Master.
As oitivas foram realizadas em 30 de dezembro do ano passado pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão do ministro ocorreu após o Banco Central solicitar acesso ao depoimento de Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização da autarquia, que também foi ouvido no curso das investigações.
Toffoli já havia decidido, em dezembro, que o caso deveria tramitar no STF, e não na Justiça Federal do Distrito Federal. A definição ocorreu após a menção a um deputado federal no inquérito, o que atrai a competência da Corte em razão do foro por prerrogativa de função.
O inquérito está relacionado à Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2025. A ação apura a concessão de créditos considerados fraudulentos pelo Banco Master, além de investigar uma tentativa de aquisição da instituição pelo BRB, banco público vinculado ao governo do Distrito Federal.
Além de Daniel Vorcaro, também são alvos da investigação os ex-diretores Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva, bem como Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banco.
Fonte: Dol e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/01/2026/09:22:12
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com