TJ condena Mercado Pago a indenizar morador de Cáceres

Um consumidor de Cáceres (a 218 km de Cuiabá) procurou a Justiça após identificar compras feitas com seu cartão de crédito que não reconhecia. O problema começou quando surgiram transações suspeitas e, mesmo depois de comunicar a fraude ao Mercado Pago e seguir a orientação de cancelar o cartão, novas cobranças continuaram a aparecer em sua fatura, totalizando R$ 853,52. Sem conseguir resolver a situação de forma administrativa, ele recorreu ao Judiciário.
O caso foi analisado pela Quarta Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sob relatoria da desembargadora Serly Marcondes Alves. Para o colegiado, ficou claro que houve falha na prestação do serviço, já que a empresa Mercado Pago, responsável pelo cartão, não conseguiu impedir operações indevidas mesmo após o cancelamento solicitado pelo cliente, o que deveria ter bloqueado qualquer nova utilização.
Durante o processo, o consumidor demonstrou que agiu com cautela, ao comunicar a fraude, cancelar o cartão, registrar boletim de ocorrência e buscar atendimento junto à empresa. Por outro lado, a instituição financeira não apresentou provas técnicas capazes de demonstrar que as transações foram feitas pelo próprio cliente ou que o sistema de segurança funcionou de forma adequada.
Os desembargadores entenderam que, em casos como esse, a empresa responde pelos prejuízos independentemente de culpa, já que a segurança das operações faz parte do serviço oferecido ao consumidor. As fraudes foram consideradas riscos da própria atividade financeira, que não podem ser repassados ao cliente.
Fonte: Repórter MT e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/02/2026/14:34:49
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com