Rainhas 2026: Com referência ao búfalo carabao do Marajó, veja detalhes sobre a vencedora do maior concurso de beleza e fantasia da Amazônia

Layane Santos, do Guará Acqua Park, venceu a à 78ª edição do Rainha das Rainhas, maior concurso de beleza e fantasia da Amazônia.
A vencedora levou ao palco a cerâmica marajoara e se “transformou” no búfalo carabao, um animal característico da região do Marajó.
O concurso Rainha das Rainhas é realizado desde 1947 e declarado Patrimônio Cultural e Artístico de Natureza Imaterial do Pará desde 2024. O evento é um dos maiores de beleza e fantasia do Brasil, e é o maior do Norte e Nordeste do país, segundo a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
A fantasia teve inspiração nas tradições indígenas e o artesanato marajoara, além de destacar a cultura paraense com uma metamorfose de búfalo carabao e uma das aparelhagens mais conhecidas do Pará, que comandou o “After da Rainha”.
Criado por Matheus Souza, o trabalho reuniu grafismos do artesanato marajoara, rabos de galo, penas de pavão e de faisão. O cabelo e maquiagem foram assinados por Mago dos Pinceis; e a coreografia por Walter júnior Freitas.
Natural de Capanema, Layane divide sua rotina como professora de balé clássico e comunicadora digital.
A final do concurso foi no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Após o anúncio da Rainha e das princesas, a vencedora se apresentou junto da aparelhagem Carabao, uma das mais conhecidas do Pará.

As quinze candidatas, representando seus respectivos clubes, passaram por dois momentos distintos durante a apresentação, que começaram às 22h30.
O desfile de cada uma diante dos jurados teve duração de dois minutos e é quando ocorreu a avaliação oficial. A apresentação ao público dura três minutos, tem caráter artístico e de interação com a torcida.
Antes do primeiro momento, houve ainda 40 segundos destinados à leitura do histórico da fantasia, que contextualizou o enredo apresentado pela candidata.
Ao final das apresentações individuais, ocorreu a apoteose: um desfile coletivo reunindo todas as candidatas no palco.

Critérios de avaliação e julgamento
A banca julgadora foi formada por seis jurados, sendo dois para cada quesito, todos com peso igual na nota final. Os jurados avaliaram três critérios principais: fantasia, apresentação cênica e beleza.
Em caso de empate, o regulamento estabelece a seguinte ordem de desempate: primeiro fantasia, depois apresentação cênica e, por último, beleza.
Ao final da competição, foram escolhidas a Rainha das Rainhas e quatro princesas. São elas:
- Layane Santos – Guará Acqua Park (Rainha)
- Carlen Baia – Clube de Engenharia (1ª princesa)
- Ronara Furtado – Pará Clube (2ª princesa)
- Tharsila Barros – COCB (3ª princesa)
- Eduarda Barra – Clube do Remo (4ª princesa)
Premiação
A vencedora recebe um carro Peugeot 208 zero quilômetro, oferecido pela concessionária Revemar, bolsa integral na Faculdade Fibra, kit do Shopping Bosque Grão-Pará no valor de R$ 5 mil e a faixa de soberana do carnaval.
A Rainha e seu estilista também têm direito a um pernoite especial no Hotel Vila Galé, com super almoço da rainha.
A segunda colocada ganhou um final de semana no Hotel Vila Galé, em Fortaleza, bolsa de 50% na Faculdade Fibra e kit do Shopping Bosque Grão-Pará no valor de R$ 5 mil.
A terceira colocada recebe bolsa de 50% na Faculdade Fibra e kit do Shopping Bosque Grão-Pará.
A partir do terceiro lugar, a premiação se repete para as demais classificadas.
A Rainha e as princesas também são convidadas para o camarote de Milton Cunha, no carnaval das escolas de samba de Belém. As decisões dos jurados são soberanas e irrevogáveis, não cabendo recurso.
Patrocínio e transmissão
O Rainha das Rainhas 2026 teve patrocínio da Cerveja Caribeña, do Centro Universitário Fibra, da concessionária Equatorial Energia e do Shopping Bosque Grão-Pará. O evento contou com apoio da construtora Porte Engenharia.
A transmissão ao vivo pela TV Liberal e pelo g1 Pará teve início às 22h30. A apresentação no palco foi comandada por Layse Santos e Ismaelino Pinto, enquanto a transmissão contou com Tayse Assis e Gabriel Pinheiro.
Fonte: g1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/02/2026/08:30:49
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com