PRF apreende canetas de “Mounjaro do Paraguai” e Anvisa faz alerta

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na sexta-feira, 23, centenas de caixas de medicamentos e canetas emagrecedoras não aprovadas para uso no país. A ação foi na BR-356, em Itapema, no Rio de Janeiro, e três pessoas foram presas.

Durante a abordagem dos policiais, o condutor admitiu que comprou as substâncias no Paraguai em uma farmácia de nome “colombia” e que recebeu dinheiro para buscar a encomenda e deixar no Espírito Santo.

Foram encontrados em compartimento oculto, dentro do painel, forro do teto e lataria do porta-malas, as seguintes substâncias:

349 ampolas de Tirzepatida; 400 comprimidos de Oxitoland 50mg; 80 comprimidos de e Androlic 25mg; 50 frascos de Durateston; 11 canetas de retatrutida; 5 Tirzec e 10 de Lipoless.

Mounjaro do Paraguai

Este último é chamado de “Mounjaro do Paraguai” e deixou uma mulher internada em estado grave em Minas Gerais. Segundo o G1, o medicamento foi vendido a ela como tirzepatida, a mesma molécula usada no medicamento Mounjaro.

Proibições

Ainda neste mês de janeiro, a Anvisa determinou a apreensão e a proibição da Tirzepatida das marcas Synedica e TG, além do Retatrutida de todas as marcas e lotes. A decisão vale para todo o território nacional.

Com a medida, os produtos ficam proibidos de serem comercializados, distribuídos, fabricados, importados, divulgados ou utilizados. A Anvisa informou que os medicamentos são considerados irregulares e representam risco à saúde pública.

De acordo com a Agência, os produtos foram fabricados por empresas desconhecidas e estão sendo anunciados e vendidos principalmente por meio de perfis no Instagram. Nenhum deles possui registro, notificação ou qualquer tipo de cadastro junto à Anvisa.

Mortes

Em novembro de 2025, uma mulher morreu na Paraíba após usar uma caneta emagrecedora sem prescrição médica. A vítima sofreu uma grave crise de hipoglicemia, o que resultou em desmaio seguido de broncoaspiração fatal. Veja:

Fonte:  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/01/2026/14:07:14

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com