Pará trava ofensiva histórica e confisca 16 toneladas de drogas em um ano

O governo do Pará alcançou, em 2025, o maior volume de apreensões de drogas já registrado no Estado. Com operações intensificadas contra o narcotráfico, as forças de segurança retiraram de circulação 16,6 toneladas de entorpecentes — um aumento de 25% em relação a 2024. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

Segundo a pasta, os resultados refletem investimentos em estrutura, ampliação de efetivo e modernização de equipamentos utilizados nas ações de combate ao crime organizado.

O secretário de Segurança Pública, Ed-lin Anselmo, destacou que o avanço é resultado de uma estratégia contínua adotada pelo Estado. “O Pará tem batido recordes anuais nas operações contra o narcotráfico. Em 2025, superamos as 16 toneladas apreendidas e deixamos para trás o total do ano anterior. Nos últimos seis anos, já acumulamos mais de 63 toneladas confiscadas, o que demonstra que as políticas de segurança pública vêm funcionando”, afirmou.

Ele ressaltou ainda a implantação das Bases Fluviais Integradas em regiões estratégicas como Breves e Óbidos, que reforçaram a fiscalização nas rotas aquáticas utilizadas pelo tráfico, além do trabalho das equipes de inteligência e das investigações conduzidas para desarticular organizações criminosas.

Aumento expressivo nas apreensões

Em números absolutos, o Pará apreendeu em 2025 um total de 16.692 quilos de drogas, sendo 6.673 quilos de cocaína e 10.018 quilos de maconha. No ano anterior, foram retirados de circulação 13.354 quilos, com 2.909 quilos de cocaína e 10.444 quilos de maconha.

No recorte dos últimos sete anos, entre 2019 e 2025, o volume de entorpecentes apreendidos no Estado chegou a 67,3 toneladas.

De acordo com Ed-lin Anselmo, o governo também investiu no reforço da fiscalização nos rios com a aquisição de seis lanchas blindadas e 19 embarcações leves. “Houve redução nos roubos em embarcações e ampliação da presença do Estado em áreas antes sem cobertura. Hoje conseguimos alcançar locais que antes eram inacessíveis”, destacou.

O secretário acrescentou que até o fim do primeiro semestre deste ano está prevista a instalação de uma nova base fluvial integrada no Baixo Tocantins, o que deve fortalecer ainda mais o combate ao tráfico na região.

Bases fluviais reforçam controle nos rios

As Bases Fluviais Integradas se tornaram um dos principais pilares da política de segurança pública do Pará para enfrentar o crime organizado no sistema hidrográfico do Estado.

Instaladas em pontos estratégicos dos rios, as estruturas flutuantes funcionam como centros de comando e patrulhamento e reúnem diferentes forças de segurança em ações conjuntas.

Além do narcotráfico, as operações também têm como foco o combate a crimes ambientais, contrabando e descaminho, buscando retomar o controle das rotas fluviais historicamente usadas para atividades ilícitas na Amazônia.

Fonte: Diário do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 31/01/2026/09:18:15

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com