Novo Progresso na lista onde coloca o Pará em 4º lugar no ranking nacional do trabalho escravo

O Pará ficou na quarta posição entre os estados brasileiros com maior número de trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão em 2025, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Ao longo do ano, 48 pessoas foram libertadas no estado durante 13 operações realizadas por forças-tarefas de fiscalização.
Em todo o país, as ações integradas com participação do MPT resultaram no resgate de 1.986 trabalhadores, por meio de 196 operações. Minas Gerais liderou o número de fiscalizações, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul. A presença do Pará entre os estados com mais ocorrências evidencia a permanência do problema na região Norte.
As operações no estado alcançaram propriedades localizadas em municípios como Altamira, Parauapebas, Santarém, São Félix do Xingu, Marabá, Xinguara e Novo Progresso, entre outros.
As equipes identificaram situações marcadas por condições degradantes, como alojamentos improvisados, falta de água potável, alimentação precária, jornadas exaustivas e exposição a produtos químicos sem proteção adequada.
Como resultado das fiscalizações, o MPT firmou 228 Termos de Ajustamento de Conduta em nível nacional, sendo 21 no Pará, além do ajuizamento de ações civis públicas. Também foram assegurados valores referentes a indenizações por danos morais individuais e coletivos, com parte significativa destinada a casos registrados no estado.
De acordo com o MPT, além das ações de campo, o combate ao trabalho escravo inclui a responsabilização de cadeias produtivas e a capacitação de redes locais de atendimento às vítimas, com iniciativas já realizadas em municípios do sudeste e sul do Pará.
Fonte: Jornal Folha do Progresso com G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/01/2026/08:34:19
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
- Clique aqui e nos siga no X
- Clica aqui e siga nosso Instagram
- Clique aqui e siga nossa página no Facebook
- Clique aqui e acesse o nosso canal no WhatsApp
- Clique aqui e acesse a comunidade do Jornal Folha do Progresso
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
Vini Jr. vive fase de ouro: sexto mais bem pago do mundo e destaque na Seleção Brasileira