Marinha do Brasil abre a Corveta “Solimões” para visitação pública na Estação das Docas, em Belém

Entre os dias 28 de janeiro e 28 de fevereiro, a Marinha do Brasil convida o público paraense e turistas a visitarem o Espaço Memória Corveta Solimões (V-24), que estará atracado na Estação das Docas, em Belém (PA), oferecendo uma oportunidade única para conhecer de perto a história do Navio e a rotina dos marinheiros a bordo.

Descomissionada (retirada do serviço ativo) em 2003, a Corveta “Solimões” passou por adaptações que a transformaram no primeiro Navio-Museu da região Norte do País. Entre 2008 e 2019, o Navio ficou aberto ao público no píer da Casa das 11 Janelas. Em 2019, ela foi levada para a Base Naval de Val de Cães para receber reparos.

Os visitantes serão guiados por militares que apresentarão as características técnicas da embarcação, como o seu canhão de 3 polegadas e as metralhadoras Oerlikon de 20 mm, além de curiosidades sobre a vida a bordo em missões de longa duração.

CORVETA “SOLIMÕES”

A Corveta “Solimões” carrega uma história de décadas de serviço ao Brasil. Construída na Holanda e incorporada à Armada brasileira em 1955, a Corveta foi originalmente projetada para funções de patrulha, busca e salvamento, e varredura de minas. Ao longo de sua trajetória, a Corveta “Solimões” desempenhou papel crucial na fiscalização do mar territorial brasileiro e no apoio logístico em áreas ribeirinhas, sendo vital para comunidades isoladas na Amazônia. Este é o terceiro Navio da Marinha do Brasil a ostentar o nome Solimões, em homenagem ao principal afluente do Rio Amazonas.

Serviço: Visitação pública ao “Espaço Memória Corveta Solimões”

Período: 28 de janeiro a 28 de fevereiro

Local: Estação das Docas

Horário: de 10h às 18h

Entrada gratuita

Nota de segurança: recomenda-se o uso de calçados fechados e sem salto para o acesso às escadas e compartimentos do navio.

Fonte: Portal Destak Notícias e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/01/2026/16:05:11

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com