Google lança recuperação de conta por vídeo selfie no Brasil; veja

O Google passou a oferecer no Brasil um novo método de recuperação de contas baseado em vídeo selfie. A novidade promete reforçar a segurança e a privacidade dos usuários, permitindo confirmar a identidade mesmo sem acesso ao celular ou à senha, reduzindo riscos de fraudes e golpes digitais.
O lançou da nova ferramenta do Google ocorreu nesta segunda-feira (09), no Brasil, um método inédito de recuperação de contas chamado vídeo selfie. A ferramenta permite que o usuário grave um curto vídeo para comprovar sua identidade e recuperar o acesso à conta, mesmo em situações de perda, roubo do aparelho ou esquecimento da senha. O recurso se soma a outras alternativas já existentes, como chaves de acesso e contatos de recuperação, ampliando as camadas de proteção oferecidas pela empresa.
A proposta do vídeo selfie é simples e prática: durante o processo de recuperação, o usuário grava um vídeo realizando movimentos básicos, como virar a cabeça ou manter o rosto centralizado. Esse registro é comparado com a referência cadastrada previamente, garantindo que se trata de uma pessoa real. Segundo o Google, a tecnologia foi desenvolvida para barrar tentativas de fraude com fotos estáticas ou deepfakes, funcionando como uma “rede de segurança proativa”.
“Este recurso oferece uma maneira única e conveniente de verificar que é realmente você, sem precisar carregar um dispositivo específico. Ao introduzir o vídeo selfie, estamos dando aos usuários no Brasil um plano seguro e fácil de usar que funciona mesmo se eles não tiverem o telefone ou não lembrarem a senha”, afirma Alex Freire, diretor sênior de Engenharia e líder do centro de engenharia de São Paulo do Google Brasil.
Para utilizar o vídeo selfie, é necessário fazer o cadastro antecipadamente, na área de Segurança e login das configurações da Conta do Google. O processo leva menos de um minuto e pode ser gerenciado ou excluído a qualquer momento. Na recuperação, basta escolher essa opção e seguir as instruções exibidas na tela.
A novidade começou a ser liberada de forma gradual no país e está disponível apenas para contas pessoais do Google. O recurso não é compatível com contas infantis supervisionadas, Google Workspace ou usuários do Programa de Proteção Avançada. O Google reforça que a funcionalidade só é ativada com o consentimento do usuário e segue protocolos rigorosos de segurança.
Fonte: Dol e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/02/2026/15:52:44
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com