Fim do La Frutta? Nestlé anuncia saída do mercado de sorvetes

A Nestlé está avançando para concluir a saída do mercado de sorvetes. A estratégia é vender a divisão para a Froneri, que a própria Nestlé mantém com a gestora PAI Partners.
Segundo ISTOÉ Dinheiro, o movimento faz parte de um plano maior de simplificação de portfólio e maior rentabilidade. Segundo o CEO Philipp Navratil, a operação de sorvetes, embora relevante, não é central para o futuro da companhia.
Ele descreveu o setor como algo que é “forte, porém pequeno, e é uma distração para nós”, sinalizando que a empresa pretende se desfazer totalmente desse ramo de atuação.
Além da busca por foco, a multinacional tenta mitigar os impactos de tarifas comerciais globais e uma queda no poder de compra dos consumidores.
Essa movimentação espelha o que outras concorrentes já fizeram; por exemplo, em 2025, a Unilever também tornou sua divisão de sorvetes independente.
Situação no Brasil
As negociações atuais para a venda das unidades de sorvete envolvem mercados significativos, incluindo Canadá, Chile, Peru, Malásia e Tailândia. Juntas, essas operações representam cerca de US$ 1,3 bilhão em vendas anuais.
No catálogo em negociação estão marcas conhecidas no exterior, como D’Onofrio, Real Dairy, Parlour e Lafrutta. Para os consumidores brasileiros, não haverá impacto, pois a operação da Nestlé no Brasil já é conduzida pela Froneri desde 2016.
Em nota, a Nestlé garantiu que “a possível venda não mudará em nada a operação no país”. A Froneri, que já administra a Häagen-Dazs, poderá agora adicionar nomes de peso como o sorvete KitKat ao seu catálogo global.
Novo foco de investimento
Com a saída dos sorvetes, a Nestlé pretende concentrar seus esforços e recursos em quatro segmentos estratégicos onde detém liderança e margens mais atrativas:
- Café: com destaque para a marca Nespresso.
- Petcare: focado em marcas como a ração Purina.
- Nutrição:incluindo fórmulas infantis e suplementos.
- Alimentos e Snacks: onde marcas de confeitaria como KitKat continuam a performar bem.
Fonte: ISTOÉDinheiro e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/02/2026/14:06:55
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com