FICCO apreende 500 kg de cocaína e armas durante operação em Maués, no Amazonas

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM), em ação conjunta com o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron/MT), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT), a Polícia Militar de Mato Grosso, a Companhia de Operações Especiais (COE/PMAM) e a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta terça-feira (27), uma operação de combate ao tráfico de drogas no município de Maués, no interior do Amazonas.
Durante a ação, foram apreendidos aproximadamente 500 quilos de cloridrato de cocaína e duas armas de fogo.
De acordo com as autoridades, o entorpecente estava escondido em uma área de mata na zona rural do município, nas proximidades de uma pista de pouso clandestina, utilizada para o recebimento da droga por meio de aeronaves.
A operação teve início após o compartilhamento de informações entre as forças de segurança envolvidas. Após análise e confirmação dos dados, foi elaborado um planejamento operacional que resultou na apreensão da carga ilícita, com atuação de equipes terrestres e apoio aéreo do Ciopaer/MT e da FAB.
No decorrer das investigações, foi possível identificar a aeronave utilizada na ação criminosa. Segundo a apuração, a droga entrou em território brasileiro transportada em avião de pequeno porte, em voo clandestino com origem na Bolívia, país vizinho e produtor de cocaína.
A FICCO/AM é composta por diversos órgãos, incluindo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, setor de Inteligência, Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança. O grupo tem como objetivo fortalecer a integração e a cooperação entre as instituições em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.
Fonte: Estado do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/01/2026/10:35:47
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com